Editora UFV promove lançamento de seis livros

10/10/2016

A Editora UFV (EDT) lançou mais seis livros na última sexta-feira (7), em sua sede. A cerimônia reuniu os autores, seus familiares e amigos, além de integrantes da comunidade universitária.

A diretora da EDT, Daniela Alves de Alves, agradeceu a todos os seus funcionários por contribuírem para os lançamentos e aos autores pela confiança, e enfatizou que “os livros são um importante legado de anos e anos de pesquisa”. Ela também destacou que foram abertas novas linhas editoriais, “o que demonstra que a Editora está atenta aos diversos cursos e áreas da UFV”.

Para a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, os lançamentos são “motivo de festa” e “deixarão eternizados os aprendizados para muitas gerações”. Ela parabenizou os autores pela dedicação e por elaborarem suas obras inicialmente pensando em seus próprios alunos para depois saírem das Quatro Pilastras, com temas importantes para a sociedade brasileira.

Das seis obras lançadas, três delas contaram com a participação do professor Aluízio Borém, do Departamento de Fitotecnia. Ele apresentou o livro Fenômica – como a fenotipagem de próxima geração está revolucionando o melhoramento de plantas, editado em parceria com o ex-professor da UFV Roberto Fritsche Neto, que atualmente leciona na USP. A obra conta com nove capítulos, que abordam o salto na agricultura com a fenômica, fenotipagem em larga escala com a utilização de recursos tecnológicos. Borém afirmou ser “um prazer lançar livros pela EDT”, definida por ele como “a melhor e mais atuante editora universitária do país”.

As demais obras lançadas foram:

Melhoramento de Hortaliças
Editores: Carlos Nick e Aluízio Borém

Cenoura do plantio à colheita
Editores: Carlos Nick e Aluízio Borém

Métodos em Fitopatologia – 2ª edição
Editores: Acelino Couto Alfenas e Reginaldo Gonçalves Mafia

Abordagem Dietética em Adultos e Idosos - 2ª edição
Autores: Maria Sônia Lopes Duarte, Hércia Stampini Duarte Martino, Roberta Ribeiro Silva, Rosangela da Silva, Mirella Lima Binoti

Portfólio reflexivo – Método de Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Autores: Rosângela Minardi Minitre Cotta e Glauce Dias da Costa

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto-Maior)