Fapemig premia professora da Universidade

05/10/2016

A professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, recebeu o Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia em cerimônia realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, na segunda-feira (3).

O Prêmio foi criado pelo Governo do Estado e se destina a destacar instituições, empresas e pesquisadores por sua colaboração com o avanço do conhecimento da ciência em Minas Gerais. A professora Elizabeth Fontes foi agraciada na categoria Pesquisador, com o trabalho Novos mecanismos de imunidade antiviral e respostas adaptativas a estresses fisiológicos em plantas.

Na cerimônia de premiação, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e ex-reitor da UFV, Evaldo Vilela, destacou a importância do pesquisador que dá nome ao Prêmio: “Mares Guia foi um excelente cientista e um homem excepcional. Os agraciados dessa noite podem se sentir honrados por esse reconhecimento e devem ser vistos pela sociedade como exemplos e verdadeiros ídolos. Estamos carentes de ídolos na ciência”.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), Maria Goreti de Almeida Oliveira, foi escolhida para falar em nome da família de Marcos Luiz dos Mares Guia e disse que ele era “um homem simples e brilhante” e que, além de ter sido seu orientador, foi “um verdadeiro pai científico”, influenciador da sua “vida acadêmica e moral”.

Também foram agraciados com o prêmio Matheus Puggina de Freitas, da Universidade Federal da Lavras, na categoria Jovem Pesquisador; José Barbosa dos Santos, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e Daniele da Glória de Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais, que receberam Menção Honrosa. Na fotografia abaixo, da esq. à dir., estão: Evaldo Vilela, Elizabeth Fontes e a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares.

(Fonte: Fapemig)