Prêmio Novos Talentos 2016 para o Alimento Sustentável é lançado na Universidade

28/09/2016

O gerente executivo do Fórum do Futuro, Fernando Barros, divulgou o Prêmio na UFV

O Prêmio Novos Talentos 2016 para o Alimento Sustentável foi lançado, na tarde desta terça-feira (27), no Salão Nobre do Edifício Arthur Bernardes do campus Viçosa. Promovido pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), o lançamento contou com a palestra 2040 – Desafios e Oportunidades da Agricultura Tropical Sustentável – A Construção do Futuro, ministrada pelo jornalista Fernando Barros, gerente executivo do Fórum do Futuro.

Em sua palestra, Fernando Barros falou sobre a integração entre ciência, natureza e desenvolvimento, e a necessidade de se buscar mais tecnologia e encontrar os melhores caminhos para produzir uma agricultura sustentável e que consiga atingir o desafio de alimentar 10 bilhões de pessoas futuramente. Ele destacou que é preciso produzir “uma conexão entre o que os pesquisadores fazem e o futuro do País” e, nesse sentido, o Prêmio Novos Talentos “abre uma grande janela de oportunidades para o Brasil e os seus jovens pesquisadores”.

Para o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Rubens Alves de Oliveira, que é também coordenador do evento na UFV, o oferecimento da palestra reforçou a importância do Prêmio e da participação dos jovens pesquisadores da Universidade com propostas.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Novos Talentos 2016 para o Alimento Sustentável tem como objetivo aproximar jovens universitários de oportunidades acadêmicas, científicas, profissionais e de empreendedorismo voltadas para a agricultura sustentável. Poderão participar estudantes de mestrado e de doutorado ou com pós-graduação stricto sensu concluída, que tenham menos de 35 anos de idade em 22 de novembro de 2016.

No total, a competição distribuirá aos jovens vencedores prêmios no valor de 30 mil dólares em Novos Talentos Américas e de 50 mil reais para os Novos Talentos Brasil em duas categorias: Pecuária Carbono Neutro e Agregação de Valor, Indústria, Comércio e Serviços. As inscrições devem ser realizadas até 31 de outubro, na página do Prêmio Novos Talentos, que também disponibiliza outros detalhes. Vale lembrar que os inscritos já estarão automaticamente participando tanto da premiação internacional quanto da nacional.

A primeira edição do Prêmio foi realizada em 2014. Na ocasião, a equipe do então doutorando da UFV Luiz Fernando Favarato, coordenada pelo vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão, foi premiada pelo desenvolvimento de um equipamento inovador, que permite o plantio orgânico do milho em larga escala.

Neste ano, os prêmios Novos Talentos das Américas serão entregues na sede do Banco Mundial, em Washington, no dia 15 de novembro, e os do Novos Talentos Brasil serão entregues na sede do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola - IICA, em Brasília, no dia 29 de novembro.

(Divisão de Jornalismo)