Departamento de Engenharia Florestal celebra 50 anos da Mata do Paraíso e reinaugura espaços

23/09/2016

Solenidades contaram com a presença de autoridades da reitoria e da administração da UFV

Durante a Semana Florestal, que teve início no último dia 19 e termina neste sábado (24), o Departamento de Engenharia Florestal (DEF) celebrou os 50 anos da Mata do Paraíso, reserva de Mata Atlântica pertencente à UFV. A Mata, que abriga diversas espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, é utilizada como laboratório natural para aulas práticas e pesquisas científicas.

Entre os dias 21 e 22, foram reinaugurados três espaços: o Centro de Educação Ambiental da Mata do Paraíso, o laboratório de Dendrologia e a Biblioteca do Departamento. Os três prédios passaram por uma revitalização e abrigam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Participaram da reinauguração a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, o vice-reitor João Carlos Galvão, a pró-reitora de Administração, Leiza Granzinolli, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveria, o chefe do DEF, Sebastião Renato Valverde, o coordenador da Mata, professor Gumercindo Souza Lima, e o coordenador do laboratório, professor Antônio Lélis Pinheiro. Também estiveram presentes funcionários e alunos do Departamento.

Diversas atividades fazem parte da Semana Florestal, como minicursos, palestra e visitas de escolas às unidades de ensino e pesquisa. Ela conta com o apoio do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal Arlindo de Paula Gonçalves, da Florestal Jr. Consultoria UFV, do Grupo de Educação e Interpretação Ambiental – Mata do Paraíso (GEIA-Mata), do Grupo de Estudos em Economia Ambiental (GEEA), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC).

(Fonte: Marcos Oliveira de Paula)