UFV pede que comunidade controle uso de água no campus Viçosa

21/09/2016

A Zona da Mata mineira está passando por mais um período prolongado de escassez de chuva e a UFV volta a pedir que a comunidade universitária racione água no campus Viçosa. Apesar das diversas medidas implementadas nos últimos anos e das novas providências que vêm sendo tomadas pela instituição, a pró-reitora de Administração Leiza Granzinolli destaca que a colaboração dos funcionários e dos estudantes é fundamental e precisa continuar.

“A comunidade universitária tem mudado seu comportamento e contribuído muito”, de acordo com ela. Mas, em um “momento crítico” como o atual, é preciso fazer mais. “Temos que assegurar o encerramento do semestre letivo”, afirma.

Além de manter as medidas já implementadas, a partir desta segunda-feira (19), a UFV instalará redutores de pressão nas torneiras e nos chuveiros das moradias estudantis do campus Viçosa. De acordo com a pró-reitora, o redutor corresponde a “uma pequena peça que pode reduzir em até 60% o volume de água gasto”. A instalação acontecerá primeiro na moradia estudantil feminina e, depois, nas outras. Em seguida, os redutores serão colocados na Biblioteca Central do campus.

A UFV também instalou mais purificadores de água e colocou em funcionamento novos poços artesianos. Nesta semana, a instituição voltará a abastecer alguns setores com caminhão pipa, a diminuir a oferta de folhosos no Restaurante Universitário (RU) e a suspender, entre outros serviços, o de lavagem de carros. Ações como essas, segundo a pró-reitora, geram resultados positivos.

A Universidade ainda continua se reunindo periodicamente com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae): “mantemos um sistema de monitoramento da vazão, da captação do São Bartolomeu e do volume de água da represa do campus”.

(Divisão de Jornalismo)