UFV ganha primeiro Parque Interativo de Botânica do Brasil

20/09/2016

Já imaginou um espaço no qual é possível entender o surgimento e a evolução das plantas passando por um túnel e, ao mesmo tempo, conhecer mais de mil espécies de bromélia, duas delas com exemplares únicos naquele local?

Estas são apenas duas das diversas possibilidades que terão os visitantes do Parque Interativo de Botânica (PIB), o único espaço de ciência da área no Brasil. Ele foi inaugurado na última semana na UFV, dentro da Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae (UPCB), conhecida como bromeliário.

O idealizador e responsável pelo fato inédito é o professor Cláudio Coelho de Paula, do Departamento de Biologia Vegetal, coordenador do PIB. Segundo ele, o Parque nasceu da crescente demanda por projetos de extensão em Botânica e com os objetivos de materializar e complementar os conceitos teóricos abordados em sala de aula - do ensino fundamental ao superior. E isso acontece de forma interativa em cinco setores: túnel evolutivo, maquetes interativas, biomas brasileiros, estação do conhecimento e coleção botânica. No Parque, o visitante pode fazer, por exemplo, uma “viagem pela botânica”, passando por uma espécie de corredor onde estão representados biomas e ecossistemas brasileiros. Ele também pode entender “brincando” os processos de polinização e fecundação da flor.  Em todos os setores, há possibilidades de dinâmicas interativas.

O Parque foi inaugurado juntamente com a revitalização da Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae, criada no início dos anos 2000 para abrigar a crescente coleção de bromélias do Horto Botânico da Universidade. Essa coleção, inclusive, teve início com a pesquisa de doutorado do professor Cláudio Coelho de Paula. As pesquisas realizadas na UPCB por estudantes de graduação, mestrado e doutorado resultaram, dentro da área de sistemática, na publicação de 22 novas espécies para a família Bromeliaceae, com destaque para duas: a Orthophytm grossiorum e a Vriesea longistaminea, que integram a Lista da Flora Ameaçada de Extinção no Brasil. Por meio da Unidade também foi editada a revista Vidalia, com trabalhos científicos de pesquisadores de referência em Bromeliaceae de todo o mundo.

Na área de extensão, a UPCB e o PIB têm desenvolvido projetos que atendem escolas de Viçosa e região. Somente em 2015, desde que o Parque iniciou suas atividades, 2.600 estudantes passaram pelo espaço. Ali também funciona, há cerca de dois anos, o Laboratório de Sistema Vegetal, que atende a quatro disciplinas do Departamento de Biologia Vegetal. Na UPCB, está exposta uma espécie fossilizada de planta do período Jurássico Superior, com mais de 150 milhões de anos. Há ainda curiosidades sobre a primeira planta identificada como bromélia, o abacaxi, e sobre o curauá, do Amazonas, de cujas folhas é extraída uma fibra utilizada na indústria automobilística em substituição à fibra de vidro. A ideia, conforme o professor, é mostrar que a bromélia não tem apenas a função decorativa, como muitos pensam, embora essa característica também esteja destacada no Parque em arranjos de paisagismo sustentável elaborados em esculturas verticais com canos que seriam descartados de construções. Todas as ações realizadas pela UPCB e pelo Parque contam com o trabalho de estagiários, especialmente dos cursos de Agronomia e de Ciências Biológicas. Atualmente, são sete estagiários.

Apoio e dedicação
O novo parque da UFV é resultado de um projeto submetido ao edital conjunto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com o apoio da administração da Universidade. Um pouco dessa história foi contada, durante a inauguração, pela chefe do Departamento de Biologia Vegetal, Rita Maria de Carvalho Okano, pela pró-reitora de Administração Leiza Maria Granzionolli e pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares. Nos discursos de todas elas ficou registrada a felicidade de inaugurar um espaço tão belo e produtivo, a gratidão pelas pessoas que colaboraram na concretização do projeto e a persistência e empenho do professor Cláudio Coelho de Paula.

Para o idealizador do projeto, docente há 25 anos na UFV, a inauguração do Parque gerou a satisfação do dever cumprido. Já a revitalização da UPCB representa o fechamento de mais um capítulo de sua história com as bromélias. Ela começou a ser contada, no final dos anos 1990, com a ajuda de um beija-flor voando sobre a touceira de uma dessas plantas que o fascinam por serem “extremamente diversificadas em forma, espécie e adaptação”.

Também participaram da inauguração, o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão, a professora Miriam Teresinha dos Santos, do Departamento de Microbiologia, representando o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, o engenheiro Wander Rodrigues da Silva, responsável pela obra, funcionários e estagiários do local e convidados, dentre eles os alunos da disciplina Botânica Geral (BVE 100).

O Parque Interativo de Botânica e a Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae funcionam na casa nº 54 da Vila Giannetti, na subida da via alternativa do campus Viçosa, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A visitação de escolas, instituições e grupos deve ser agendada pelo telefone 3899-3219 ou no próprio local.

Confira registros fotográficos da inauguração do Parque em: https://goo.gl/photos/qDg6m1WNMCP8oqJz5

(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)