Cerimônia celebra 90 anos da UFV com homenagens e premiações

29/08/2016

Lúcio Cardinali foi um dos homenageados da noite

Na sessão solene comemorativa dos 90 anos da UFV, realizada na noite do dia 26 de agosto, presente e passado se encontraram para contar a história da instituição, exibida em um vídeo produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social e retratada em imagens projetadas na fachada da reitoria.

Antes da cerimônia, o Quarteto de Cordas Libertas, composto por músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, brindou a plateia do Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino com peças dos compositores Dmitiri Shostakovich e Ludwing van Beethoven.

No lugar dos tradicionais discursos que, até então, marcavam a cerimônia, foram exibidos vídeos com depoimentos dos homenageados. Os mais velhos lembraram o tempo da antiga Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), onde tudo começou. Foi assim com o senhor Expedito Balbino, que falou em nome dos ex-funcionários da Universidade; com Flávio Augusto D’Araujo Couto, que representou os ex-professores, e com Lúcio Rosquiel Cardinali, que recordou o tempo de estudante na Esav.

Os vencedores da Medalha de Ouro Peter Henry Rolfs também registraram em vídeo o agradecimento pela homenagem. Ao contarem um pouco de suas histórias e de seus trabalhos na UFV, permitiram à plateia entender porque foram escolhidos. Este ano, os agraciados com a distinção máxima da Universidade foram o professor Cosme Damião Cruz (Mérito em Ensino); o professor José Cola Zanúncio (Mérito em Pesquisa), a professora Nádia Dutra de Souza (Mérito em Extensão) e o técnico administrativo Benício José Almeida Ramalho (Mérito Administrativo).

Outro que deixou seu depoimento registrado em vídeo foi o professor Kléos Magalhães Lenz César Júnior, que falou em nome dos docentes agraciados com a Medalha Bello Lisboa, pelos “25 anos de efetiva dedicação, em tempo integral, às atividades acadêmicas e administrativas, pelo comportamento exemplar e por terem progredido, por seus méritos, na hierarquia da carreira de magistério superior”. A técnica Áurea Maria Resende de Freitas representou os ganhadores da Medalha José Valentino da Cruz (Candinho), que homenageia técnicos administrativos com 30 anos (homem) e 25 anos (mulher) pela “efetiva dedicação, como servidor em tempo integral, às atividades administrativas da UFV”.

O único discurso da noite foi o da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, pautado, sobretudo, pela gratidão a todos que ajudam e ajudaram a construir a história da Universidade. A reitora encerrou a cerimônia lembrando que, apesar dos 90 anos da UFV, – uma das mais antigas do país - ela é ainda uma “jovem senhora” se comparada às universidades da Europa, muitas com mais de 800 anos. Isso, no entanto, segundo ela, não impede que já seja uma instituição consolidada pela bela história que construiu e pelos resultados que levou e tem levado à sociedade brasileira.

A reitora comentou que “não se conta 90 anos do dia pra noite e não se tem orgulho de contar uma história se ela não foi bem construída”. E ressaltou: “hoje, como administradora desta casa, me sinto muito feliz e posso dizer, com grande alegria e orgulho, que a UFV é um patrimônio deste país”. Em seu discurso, ela lembrou a expansão da Universidade, que hoje é multicampi, e a qualidade do trabalho que a instituição realiza, revelada, por exemplo, nos profissionais inseridos no mercado e nos rankings que sempre posicionam a UFV em lugar de destaque.

Premiações
Durante a solenidade comemorativa, também foram premiados os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, cujos contos foram vencedores do concurso literário Conhecendo a UFV. Ao todo foram 10 premiados, sete deles com certificado de classificação e os três primeiros com vale-compras da Livraria UFV. A primeira colocada, a estudante Larissa Vitoria de Souza Carolino, aluna da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat), recebeu também um tablete. As escolas dos classificados nos três primeiros lugares ganharam uma coleção de livros infanto-juvenis e pedagógicos, da Editora UFV, e as professoras de Língua Portuguesa um kit da grife UFV.

Outro premiado da noite foi o engenheiro de produção Marcos Fernandes de Castro Rodrigues, vencedor do concurso do logotipo representativo dos 90 anos da UFV, cujo resultado foi divulgado em abril.

Vale ressaltar que a cerimônia teve a participação do vice-reitor, João Carlos Cardoso Galvão, dos pró-reitores, diretores de centros, representantes da Câmara Municipal de Viçosa e da Polícia Militar bem como de entidades representativas, que ocuparam a tribuna de honra. Também compuseram a mesa da cerimônia, os ex-reitores Antônio Lima Bandeira e Carlos Sigueyuki Sediyama.

Plantio de árvore
Ainda em comemoração aos 90 anos da UFV, foi plantada uma muda de jequitibá-rosa no arboredo da reitoria. A placa foi descerrada na manhã desta segunda-feira (29) pela reitora Nilda Soares, com a participação de pró-reitores, diretores de centros e representantes de entidades representativas e estudantil. A escolha da árvore foi também uma homenagem ao criador da UFV, o ex-presidente Arthur da Silva Bernardes, que tinha o apelido de Jequitibá.

As fotos da cerimônia de aniversário e do descerramento da placa do plantio da árvore podem ser conferidas em: https://goo.gl/photos/cx1Lp4e7An1pctJi6.

(Adriana Passos – fotos: Daniel Sotto Maior)