UFV formaliza convênio com universidade japonesa para desenvolvimento de pesquisas com macaúba

24/08/2016

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares recebeu, na última quinta-feira (18), a visita do professor Manzo Uchigasaki, da Nihon University, do Japão. Ele se graduou na UFV em Engenharia Agrícola em 1991 e, agora, regressou à Universidade para formalizar um convênio entre as instituições. O objetivo é realizar um projeto de três anos para desenvolvimento de trabalhos na área de produção de macaúba com intercâmbios entre alunos e pesquisadores das duas instituições.

De acordo com Manzo, que há 16 anos dá aulas no Japão sobre bioenergia na agricultura, o país tem grande interesse nos produtos da macaúba, principalmente, no setor de agroenergia. Por isso, as empresas japonesas têm buscado pesquisas com essa “planta sustentável, que não só gera frutos, como também possibilita a recuperação do solo”. Ele destacou que a Agência de Coordenação Internacional do Japão (Jaica) quer investir no projeto por saber que ele tem o aval da UFV.

Os primeiros passos para o convênio foram dados em fevereiro deste ano, quando o coordenador da equipe de pesquisadores da macaúba no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFV, o professor Sérgio Motoike, visitou o Japão para conhecer a Nihon University. Segundo ele, foi possível perceber que muitos empresários japoneses querem investir no convênio entre as duas instituições com aporte tecnológico, o que possibilitará, por exemplo, o desenvolvimento da automação da colheita da macaúba.

Para a reitora Nilda Soares, a formalização do convênio demonstra que Manzo, “como ex-aluno da UFV, compreende as demandas da Universidade e conhece a competência e qualificação do seu grupo de professores e pesquisadores. Por isso, ele faz essa grande conexão entre a UFV e a Nihon, que permitirá o avanço nas pesquisas com a macaúba e também a internacionalização a partir dos intercâmbios realizados dentro do projeto”.

Os departamentos de Engenharia Agrícola e de Fitotecnia da UFV e a Nihon estão fazendo os ajustes finais do convênio para que ele seja assinado em breve. Na fotografia acima, da esquerda para a direita estão os professores do Departamento de Fitotecnia José Antônio Grossi e Sérgio Motoike, a reitora Nilda Soares, o professor Manzo e o chefe do Departamento de Fitotecnia, Derly José Henriques da Silva.

(Sabrina Areias)