Estágios contribuem para internacionalização da Pós-graduação em Administração da UFV

16/08/2016

José Ricardo entre a supervisora técnica e o diretor da DMEI

Desde a abertura do doutorado, no primeiro semestre de 2016, o Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) da UFV vem ampliando parcerias internacionais com universidades e organizações públicas. Isso tem servido como estímulo para que alunos de mestrado e doutorado busquem vivências e estágios de pesquisa em outros países. José Ricardo Vitória foi o primeiro doutorando em Administração Pública da Universidade a realizar um estágio de pesquisa em outro país. Durante os meses de junho e julho, ele estagiou na Direção Municipal de Economia e Inovação (DMEI) na Câmara (Prefeitura) de Lisboa, em Portugal. Ali, ele pôde aprofundar sobre temas de pesquisa que vem desenvolvendo ao conhecer projetos, casos e estudos referentes, principalmente, às políticas públicas de cultura e economia criativa.

Segundo o doutorando, “o estágio foi muito proveitoso" pela oportunidade de ter tido contato com um país e culturas diferentes. Ele explica que "a DMEI é uma entidade pública que enxerga a inovação, a criatividade e o empreendedorismo como formas de superar momentos de crises e crescer ainda mais nos momentos de abundância". E conta: "tive um local de trabalho reservado e as pessoas com as quais mantive contato foram muito disponíveis e atenciosas, principalmente minha supervisora técnica, Susy Silva, e o diretor da DMEI, Paulo de Carvalho, que autorizaram a minha participação".

No segundo semestre deste ano, mais dois estudantes do mestrado acadêmico em administração pública deverão realizar estudos de curta duração e estágios de pesquisa em universidades com termos de cooperação firmados com a UFV. Andréia de Fátima Hoelzle Martins irá para a Universidade de Regina (UofR), em Regina (SK), no Canadá, estudar o tema de sua dissertação: comportamento do consumidor de água em populações universitárias.

Brendow de Oliveira Fraga apresentará dois trabalhos aprovados na Conferência Internacional Tourism & Management Studies (TMS 2016) na Universidade do Algarve, em Portugal, sobre Interlocuções entre o slow e o criativo no contexto do turismo e Desenvolvimento local, turismo e gestão pública: análise do processo de adesão de uma cidade brasileira ao movimento Cittaslow. De lá, o estudante segue para o município de Vizela a fim de compreender o movimento Slow City, bem como vivenciar a gestão dessa política pública como uma diretriz de desenvolvimento local com potencial para cidades brasileiras de pequeno porte.

Vale lembrar que o primeiro aluno do PPGAdm a realizar estudos de curta duração no exterior foi Gilberto Mauricio Frade da Mata, bacharel e mestre em administração pela UFV. De março a junho de 2015, ele participou do programa de pós-graduação em Políticas Públicas da Universidad Autónoma de Sinaloa – UAS (México), onde frequentou cursos e disciplinas teórico-metodológicos. Além disso, apresentou artigos no Sexto Colóquio Ciudades del Turismo na Universidad Nacional Autónoma de Mexico (Unam), Ciudad de Mexico, que contou com a participação de instituições da Europa e América Latina.

Os processos seletivos para candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Administração – Pública na UFV estão abertos. Mais informações: www.posadministracao.ufv.br

(Fonte: Magnus Luiz Emmendoerfer)