UFV sedia fórum regional de pró-reitores de Planejamento e Administração

12/08/2016

O campus Viçosa da UFV sediou, nesta quinta-feira (11), a terceira reunião de trabalho do ano da Regional Sudeste do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). Esta foi a primeira vez que a instituição recebeu o evento, que aconteceu no Salão Nobre com a presença de onze representantes de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Vale ressaltar que o Forplad é um fórum de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O vice-coordenador da Regional Sudeste e pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Valdomiro Neves Lima, explicou que as reuniões de trabalho regionais, assim como as nacionais, acontecem a cada três meses. Nelas, são discutidas questões referentes à administração e ao planejamento das instituições participantes bem como assuntos gerais sobre a educação superior.

Em Viçosa, por exemplo, dentre outros assuntos, estiveram em debate os planos de reestruturação e expansão das Ifes e o gerenciamento de riscos. Sobre esse último tema, segundo o pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFV, Sebastião Tavares de Rezende, a discussão girou em torno do reconhecimento da necessidade de se criar nas instituições um comitê de gestão de risco, que identifique e avalie setores com mais fragilidades e proponha soluções para problemas detectados. A ideia, conforme o professor Sebastião, é promover “uma avaliação permanente visando à melhoria da gestão pública”.

O coordenador nacional do Forplad, Tomás Dias Sant´Ana, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas, considera muito importante discutir aspectos da administração, do dia a dia, e, principalmente, do planejamento das Ifes. O momento que elas estão vivenciando, em função das questões políticas e econômicas, conforme Tomás, requer atenção e cuidado, já que afeta diretamente seus orçamentos.

“Sempre que possível”, o coordenador nacional do Forplad acompanha as reuniões regionais. A Sudeste, de acordo com ele, é a que congrega o maior número de Ifes e muitas das suas definições são levadas para a reunião nacional. Na próxima, que acontecerá de 24 a 26 de agosto, na Universidade Federal do Amapá, os pró-reitores levarão, segundo o professor Sebastião Tavares, uma questão bastante discutida durante o fórum na UFV, inclusive via webconferência com instituições de outras regionais: “a necessidade de se assessorar a Andifes para que demonstre ao Ministério da Educação - com ênfase e preocupação - que o corte de 20% proposto para 2017 no orçamento das universidades federais trará efeitos severos e impactantes”.

Forplad
O Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior tem como objetivos principais estudar e propor soluções para problemas das áreas de planejamento e administração das Ifes; promover intercâmbios de temas de interesses do fórum entre as Instituições; consolidar e divulgar documentos e assessorar dirigentes e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Andifes.

Nas fotos abaixo, um registro dos participantes do Fórum realizado na UFV. À mesa, da esq. para dir., estão a pró-reitora de Administração Leiza Maria Granzinolli, que desejou que o Forplad continue demonstrando para os órgãos de decisão do governo federal o que as Ifes precisam para se desenvolver plenamente; os pró-reitores Valdomiro Lima, Sebastião Tavares e Tomás Sant´Ana, e o assessor especial da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento da UFV, Carlos de Castro Goulart.

(Divisão de Jornalismo)