Centros de ciências homenageiam estudantes de destaque na graduação

29/07/2016

Hanna Caetano falou em nome dos homenageados

Os estudantes que obtiveram Coeficiente de Rendimento Acumulado (obtido pela média ponderada dos números de créditos de todas as disciplinas cursadas) maior ou igual a 85 na graduação foram homenageados, na manhã desta sexta-feira (29), pelos quatro centros de ciências do campus Viçosa.

Eles receberam certificados de mérito e os cumprimentos de quem, de perto ou de longe, acompanhou o empenho para a obtenção desse resultado. Foram 44 estudantes homenageados de 25 dos 52 cursos que participam da formatura de julho de 2016.

A cerimônia foi aberta pela formanda em Bioquímica Hanna Durso Neves Caetano, escolhida para falar em nome dos homenageados no evento, definido por ela como “o reconhecimento do esforço e dedicação ao longo dos anos que passaram na UFV”. Em seu discurso, ela agradeceu a Deus pela graça de estarem ali e por ter aberto portas, dando aos formandos as mais diversas oportunidades, uma das quais a de estudar na UFV. Hanna ressaltou a gratidão pela Universidade “não apenas pela estrutura e recursos disponibilizados para a formação acadêmica, mas também por abrir os olhos para novas perspectivas e diversos caminhos que poderão seguir”, além de “proporcionar um ambiente em que puderam crescer intelectual, moral e pessoalmente”.

A formanda agradeceu ainda aos professores e àqueles “que trabalham, mesmo que de forma anônima, para garantir o funcionamento da Universidade, como os funcionários do RU, faxineiros, segurança e administrativos”. Hanna dedicou a homenagem a várias pessoas, em especial aos seus pais, “que abdicaram de muitas coisas” para que ela e os irmãos pudessem ter "a melhor educação possível". E a melhor educação possível incluiu para todos a UFV, já que os cinco filhos do casal Fernando Salles Caetano e Denise Durso Neves Caetano, de Governador Valadares (MG), estudaram na Universidade Federal de Viçosa. Hanna é a última a se formar e a terceira a receber a homenagem dos centros de ciências.

As vitórias, segundo o pai, são a recompensa do esforço e do planejamento que o casal fez para que, desde pequenos, os filhos tivessem a melhor formação cristã e acadêmica. A escolha pela UFV é justificada pela qualidade da Universidade “que se destaca pelo ensino” e pela tranquilidade de Viçosa e a facilidade de os irmãos estarem juntos. Todos, segundo os pais, já seguem o seu caminho profissional, três fora de Viçosa. O próximo passo da Hanna é o mestrado, também na UFV, para o qual já foi aprovada.

Dentre os homenageados estava também Talles Bruno Oliveira dos Anjos, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, que recebeu o Mérito Acadêmico oferecido pelo Conselho Regional de Biologia da 4ª Região como destaque de aproveitamento acadêmico. A justificativa, para o aluno, que há cerca de cinco anos saiu de Dionísio (MG) para estudar na UFV, está no conjunto de atividades extracurriculares desenvolvidas durante a graduação que envolveu ensino, pesquisa e extensão, possibilitando uma formação diversificada. Talles disse que “sempre aproveitou todas as oportunidades que a Universidade pôde oferecer”.

Votos de felicidade
Antes da entrega dos certificados, cada diretor de centro deixou registrado seu cumprimento aos homenageados e pais. Eles também promoveram reflexões sobre a passagem dos estudantes pela UFV e ressaltaram o desejo de vê-los felizes. O mesmo desejo que a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares manifestou em sua fala, na qual também recomendou um comportamento ético, profissional e justo. A reitora aconselhou os homenageados que “jamais façam aquilo que não entendam como verdadeiro” e sejam "pessoas boas, que conduzam a vida dentro dos valores recebidos pela família e adquiridos na UFV".

Pela formação que tiveram na Universidade, a professora Nilda considera que os formandos estão "prontos para irem mundo afora e transformar onde estiverem".  Contudo, pediu: “não se esqueçam da UFV; voltem sempre que desejarem ou precisaram”.

Participaram da cerimônia o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão; o pró-reitor de Ensino Frederico José Vieira Passos; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveira; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Maria Goreti de Almeida Oliveira; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Antônio Cléber Goncalves Tibiriçá, e a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Maria das Graças Soares Floresta.

Estudantes homenageados

Secretariado Executivo Trilíngue
Isabella Alves Peçanha
Jamile César Franco