Delegação olímpica de levantamento de peso visita reitoria

24/07/2016

As delegações agradeceram a acolhida da UFV

Na manhã de sexta-feira (22), a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares foi apresentada oficialmente aos técnicos das equipes que estão em treinamento na UFV para os Jogos Olímpicos Rio 2016. São quatro delegações de levantamento de peso vindas da Índia, Tunísia, Marrocos e Egito, totalizando 30 pessoas.

A primeira equipe a chegar ao campus Viçosa, em junho, foi a da Índia, cujo técnico Vijay Sharma, disse estar gostando muito da temporada na UFV: “tem sido um prazer estar aqui. A estrutura é muito boa; estamos tendo tudo o que precisamos”.

Durante o encontro na reitoria, a opinião de Sharma foi compartilhada pelos outros técnicos que também agradeceram a acolhida da UFV e de Viçosa e o trabalho de segurança realizado 24 horas pela Polícia Militar. A gentileza dos policiais e das comunidades universitária e viçosense foi destacada pelos técnicos como pontos positivos da estada, juntamente com a comida mineira e o clima. Eles também parabenizaram os brasileiros pela organização do maior evento esportivo do mundo, que são as Olímpiadas.

A reitora agradeceu a escolha deles pela UFV e recomendou que divulguem a Universidade às instituições de ensino de seus países para um estreitamento nas relações. Ela lembrou o bom relacionamento que a UFV mantém com universidades de outros países e o número de estudantes estrangeiros que recebe. Por fim, desejou boa sorte às equipes e que voltem a Viçosa, o que, se depender deles, acontecerá outras vezes.

Os técnicos foram acompanhados à reitoria pelo chefe do Departamento de Educação Física, professor Paulo Lanes Lobato, para quem tem sido uma honra receber as delegações e uma oportunidade ímpar para a UFV demonstrar a sua estrutura. Ter Viçosa entre as quatro cidades de Minas Gerais escolhidas para receber delegações olímpicas é um privilégio, em sua opinião, e resultado de um trabalho iniciado pela UFV há cerca de cinco anos. E comentou: “a satisfação das delegações pelo que encontraram na Universidade é sinal que estamos no caminho certo. Para a UFV é realmente um diferencial recebê-las”.

Também participou da reunião Vitor Marques Diniz Martins, representante do Núcleo de Articulação Minas 2016, vinculado à Secretaria de Esportes de Minas Gerais. A presença dele está relacionada a uma das ações do Núcleo que diz respeito à recepção das delegações que estão treinando nas cidades de Viçosa, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia. Segundo contou, são cerca de 1.400 pessoas, entre atletas e integrantes de delegações, de 17 países.

Para atender às demandas e garantir uma estada tranquila, o governo de Minas articulou com as secretarias e outros órgãos do estado uma série de ações em diferentes áreas, como saúde, transporte e segurança. Vitor elogiou a segurança “exemplar” que tem sido feita em Viçosa pela Polícia Militar, sob o comando do tenente coronel Wallace Brandão Vidal, que também participou da reunião juntamente com o capitão Yoshio Luiz Yamaguchi e o primeiro tenente Leonardo José Campos.

Vitor Martins explicou que o Núcleo foi criado para congregar todas as ações voltadas para os Jogos Olímpicos. Além da recepção das delegações, elas envolvem também o Tour da Tocha, que aconteceu em 35 municípios do estado, e o Torneio Olímpico de Futebol, que terá 10 jogos em Belo Horizonte. Segundo Vitor, as quatro cidades de Minas que receberam as delegações foram escolhidas entre 28. Todas as instalações esportivas do estado foram mapeadas pelo governo e apresentadas em feiras que antecederam as olimpíadas de Londres e Rio de Janeiro. “A ideia era que as delegações sentissem que Minas Gerais seria um bom estado para recebê-las”, disse.

Participaram ainda da reunião a pró-reitora de Administração Leiza Maria Granzinolli, e o assessor especial da PAD Belmiro Zamperlini, além do estudante Guilherme Breguêz de Barros, que atuou como intérprete durante o encontro. Das delegações, se apresentaram à reitora Dabija Constantin e Ben Amor Mohamed, da Tunísia; Nouhassi Nohammed, de Marrocos, e Fathi Galal e Eprhan Hssilkolz, do Egito.

(Adriana Passos)