Campus Viçosa

Doce de Leite Viçosa: de novo o melhor do país

22/07/2016

Pela quinta vez consecutiva o Doce de Leite Viçosa, produzido pelo Laticínio Funarbe, com o apoio da UFV, ficou em primeiro lugar no Concurso Nacional de Produtos Lácteos. A 42ª edição do concurso, cujo resultado foi revelado nesta quinta-feira (21), aconteceu, em Juiz de Fora, durante a Semana Nacional do Laticinista, promovida pela Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em parceria com a Agência de Inovação de Leite e Derivados - Polo do Leite.

Com esse resultado, já são nove primeiros lugares contabilizados pelo Doce de Leite Viçosa desde o ano 2000, quando começou a participar do concurso. Em 16 anos, o produto mais famoso da UFV sempre esteve entre os melhores do Brasil, de maneira ininterrupta, e é o mais premiado de sua categoria.

O gerente administrativo do Laticínio, Aristides Dias, considera a dedicação da equipe envolvida na produção do doce como a principal responsável pelos resultados obtidos. É ela que ajuda a manter o padrão de excelência em todas as etapas produtivas, garantido pelo apoio técnico-científico de pesquisas da UFV. Além de matéria-prima de qualidade, o doce de leite utiliza o mínimo de conservantes e não adiciona misturas - como amido e glicose de milho - que comprometem a sua pureza.

Produzido desde 1980, o Doce de Leite faz parte da linha Produtos Viçosa, que inclui ainda iogurte, manteiga e requeijão. Todos são produzidos a partir do processamento diário, no Laticínio Funarbe, de 13 mil litros de leite por dia, número que deverá saltar, em breve, para cerca de 30 mil litros. Isso porque o Laticínio vai mudar para um novo espaço no campus Viçosa, que está em fase final de construção.

Na fotografia abaixo, da esquerda para a direita, estão o gerente do Laticínio, Aristides Fialho Dias, o supervisor de produção, José Carlos Coelho, e o diretor administrativo-financeiro da Funarbe, Brício dos Santos Reis.

(Divisão de Jornalismo)

.