Campus Viçosa

Jovens rurais buscam capacitação na UFV

20/07/2016

As capacitações enfatizarão temas como agroecologia e sucessão familiar

A 87ª Semana do Fazendeiro ganhou um colorido diferente na tarde desta terça-feira (19), com a presença de 170 jovens, destacados por suas camisas laranjas, no auditório do Pavilhão de Aulas II (PVB). Eles vieram de propriedades rurais de Viçosa, Manhuaçu, Cataguases, Juiz de Fora, Ponte Nova e Muriaé para a oitava edição da Semana da Juventude Rural e aproveitar 20 oportunidades de capacitação, dentre oficinas e palestras com profissionais da UFV e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

Larissa de Paula, de Lima Duarte (MG), participa primeira vez. Neta de proprietário rural, a estudante de Medicina Veterinária, em Valença (RJ), disse que está "gostando bastante" da UFV e que "espera sair com mais experiência e mais comunicativa" da Semana da Juventude Rural "para ajudar seu avô". Já Lincoln Silveira Reis tem a expectativa de levar o conhecimento aprendido para seus pais. Filho de proprietários rurais de Santa Bárbara do Monte Verde (MG), ele afirmou, orgulhoso, que seus familiares já estão há cinco gerações trabalhando na produção de leite e, por isso, está interessado em obter todas as informações possíveis sobre gado leiteiro.

Na abertura do evento, o vice-reitor da UFV, João Carlos Cardoso Galvão, lembrou aos participantes que "os filhos devem ser melhores que o pais". Para isso, considera que os jovens precisam se empenhar na busca de conhecimento, habilidade e atitude e "ter liberdade com responsabilidade". Ele também afirmou que a população do meio rural está ficando envelhecida e que a motivação e a energia da juventude são necessárias nesse cenário, principalmente para estimular o empreendedorismo. O vice-reitor agradeceu à Emater "pela parceria fundamental" na realização de mais uma Semana da Juventude Rural, mesmo em um período de restrição orçamentária.

Segundo a coordenadora regional de Bem-estar Social da Emater, Margareth Guimarães, neste ano, as atividades do evento farão uma analogia entre a agroecologia e o tema da 87ª Semana do Fazendeiro - Desenvolvimento em tempos de crise: participação, cooperação e solidariedade. Será enfatizada ainda a temática da sucessão familiar, além de serem oferecidas oficinas variadas sobre energia de biomassa, agricultura de precisão, produção de álcool combustível na fazenda, aplicação de energia solar na agricultura, medicina e enfermagem e tinta de solo, dentre outras.

Também estiveram na abertura da oitava Semana da Juventude Rural o pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves; o presidente da Emater, Glênio Mariano, e a gerente regional da Emater, Rafaela Pinheiro, que destacaram a importância dos jovens aproveitarem as oportunidades de capacitação do evento e contribuírem para o desenvolvimento rural.

Além das boas-vindas, os participantes assistiram a uma palestra sobre sindicalismo, oferecida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), e a uma apresentação teatral do grupo Caminho do Campo, formado por adolescentes de comunidades rurais de Teixeiras (MG). As atividades da oitava edição da Semana da Juventude Rural vão até no final da manhã desta sexta-feira (22).

 

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto Maior)