UFV aprova projetos em chamada da Fapemig para recuperação da Bacia do Rio Doce

19/07/2016

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou, no dia 15 de julho, o resultado da Chamada Pública 04/2016 - Tecnologias para a Recuperação da Bacia do Rio Doce. A UFV aprovou sete projetos, que totalizam um financiamento de quase R$ 985 mil. Ela foi a segunda universidade do estado em número de propostas aprovadas e em volume de aporte de recursos. A primeira foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com nove projetos.

A chamada foi a primeira pública lançada pela Fundação voltada à recuperação do rio e seu entorno, após o rompimento da barragem em Bento Rodrigues, em novembro de 2015. Nessa primeira edição, foram submetidos 145 projetos e, após a análise das Câmaras de Assessoramento da Fapemig, 29 propostas foram encaminhadas para contratação. Juntas, elas totalizam o aporte de R$ 4 milhões a serem investidos pela Fundação. Das 29 propostas escolhidas, seis são da linha temática Recuperação do solo, sete da Recuperação da água, oito da Recuperação da biodiversidade e oito da linha Tecnologias sociais.

A iniciativa é parte do conjunto de ações destinado a diminuir os impactos ambientais ocasionados pelo rompimento da barragem. O objetivo é contribuir com alternativas para minimizar o lastro de destruição deixado nas cidades mineiras e capixabas banhadas pelo rio.

A chamada foi uma parceria entre a Fapemig e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação visando à recuperação das áreas atingidas.

Os projetos da UFV aprovados foram:

• Monitoramento da diversidade microbiana e seleção de microrganismos para favorecer o repovoamento e manutenção vegetal, coordenado pela professora Maria Catarina Megumi Kasuya (Departamento de Microbiologia)

• Potencial funcional e filogenético dos ecossistemas terrestres da Bacia do Rio Doce, coordenado pelo professor João Augusto Alves Meira Neto (Departamento de Biologia Vegetal)

• Utilização dos solos das planícies de inundação afetadas pelo rompimento da barragem da Samarco na fabricação de produtos cerâmicos e de tintas imobiliárias de baixo custo, coordenado pelo professor Mauricio Paulo Ferreira Fontes (Departamento de Solos)

• Cadeia produtiva da meliponicultura como alternativa para a recuperação ambiental e geração de renda na agricultura familiar e povos tradicionais na Bacia do Rio Doce, coordenado pelo professor Lucio Antonio de Oliveira Campos (Departamento de Biologia Geral)

• Tecnossolos formados pela deposição de rejeito de mineração de ferro da barragem de Fundão - Mariana-MG: diagnóstico e modelos de recuperação edafo-ambiental, coordenado pelo professor Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer (Departamento de Solos)

• Tolerância a metais pesados e efeitos ontogênicos em plantas: potencial para biorrecuperação de áreas afetadas por rejeitos de mineração, coordenado pelo professor Juraci Alves de Oliveira (Departamento de Biologia Geral)

(Fonte: Fapemig)