UFV é a 16ª melhor universidade da América Latina

07/07/2016

A UFV é destaque em mais um ranking internacional realizado pela publicação britânica de educação superior Times Higher Education (THE), divulgado no dia 7 de julho. A Universidade aparece como a segunda melhor instituição de ensino superior de Minas Gerais e a 16ª entre as 50 universidades mais bem avaliadas da América Latina.

O ranking inédito utilizou os mesmos indicadores de desempenho do World University Rankings – ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional –, mas os dados foram adaptados para refletir as características das instituições latino-americanas. A UFV obteve os melhores resultados em ensino e pesquisa, como pode ser verificado no site do ranking.

A Universidade Estadual de São Paulo (USP) ocupa a primeira posição no ranking e outras 22 instituições brasileiras, dentre públicas e privadas, estão entre as 50 melhores da América Latina. Além da UFV, três delas são mineiras: as federais de Minas Gerais (7ª), de Lavras (22ª) e de Ouro Preto (46ª).

Nos outros dois últimos rankings realizados pela publicação britânica THE, a UFV também ficou bem posicionada. Ela foi considerada a melhor universidade mineira pelo Brics & Emerging Economies de 2016, que avaliou as instituições dos países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e de países com economias emergentes, e ficou entre as 800 melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com o World University Rankings 2015-2016.

(Divisão de Jornalismo)