Projeto CUME cadastra até julho ex-alunos para pesquisa sobre hábitos alimentares de brasileiros

27/06/2016

Terminará, no dia 31 de julho, o prazo de cadastro para a pesquisa Coorte de Universidades Mineiras (CUME), que a UFV está coordenando juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é avaliar o impacto do padrão alimentar brasileiro, de grupos de alimentos e fatores específicos da dieta no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (ex. excesso de peso, diabetes, colesterol aumentado, hipertensão, etc.). Por meio da pesquisa será possível conhecer os fatores de risco e proteção para tais doenças, de acordo com estilo de vida da população e, com isso, subsidiar políticas públicas e estudos que visem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Podem participar do estudo ex-alunos de graduação e de pós-graduação da UFV e da UFMG, bem como pessoas formadas em outras Instituições de Ensino Superior. A participação consiste no preenchimento on-line de um questionário. Para recebê-lo, é preciso realizar o cadastro pelo site: www.projetocume.com.br. Desde o início do projeto, em 28 de março, já são mais de três mil questionários respondidos.

O CUME tem como coordenadora a professora Josefina Bressan, do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, e conta com o apoio dos professores Helen Hermana Miranda Hermsdorff (UFV), Adriano Marçal Pimenta (UFMG) e Fernando Luiz Pereira de Oliveira (Universidade Federal de Ouro Preto) e da Associação de Ex-alunos da UFV. Além da pesquisa on-line, será realizada ainda, no segundo semestre deste ano, uma avaliação presencial (medidas de peso e composição corporal, exames bioquímicos, etc.) com pessoas que preencheram o questionário e são residentes em Viçosa e região.

A equipe CUME reforça a importância da participação de ex-alunos da UFV residentes em Viçosa e região. Mais informações podem ser obtidas na página do projeto no site www.projetocume.com.br e no Facebook: Coorte de Universidades Mineiras – CUME.

(Fonte: Helen Hermsdorff)