Eventos

Campus Viçosa

UFV recebe Carlos Bracher, nesta quinta, para exibição do documentário Ouro Preto, Olhar Poético

27/06/2016

Nesta quinta-feira (30), a UFV exibirá o documentário Ouro Preto - Olhar Poético, baseado no livro homônimo do pintor Carlos Bracher. O filme, com direção e roteiro da jornalista Blima Bracher, filha do artista, mostra as belezas e mistérios de Ouro Preto (MG) sob a ótica poética de Bracher. A exibição acontecerá às 14h, no auditório da Biblioteca Central, e será seguida por um bate-papo com o pintor e a diretora.

 

O documentário é dividido em três partes e mostra diferentes épocas da antiga capital mineira: a Opulência Barroca retrata o surgimento da cidade no século XVII, seus primórdios e personagens marcantes como Aleijadinho; o Renascimento trata da vocação cultural da cidade nos anos 50, os Festivais de Inverno e figuras folclóricas, e o Roteiro Poético apresenta os principais pontos turísticos da cidade.

 

Com um estilo barroco, a trilha sonora reúne músicas de Lobo de Mesquita, compositor que viveu em Vila Rica no início do século XIX. O documentário é promovido pela Lei de Incentivo à Cultura e foi realizado pela Sirius Cultura, com patrocínios da Vale e Alupar Taesa.

 

Na UFV, o evento faz parte da programação cultural dos 90 anos da UFV e é uma realização da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

 

Carlos Bracher

Natural de Juiz de Fora (MG), Carlos Bernardo Bracher é pintor, desenhista, escultor e gravador. Realizou exposições individuais em galerias e museus de diversas cidades do mundo, como Paris, Roma, Milão, Moscou, Londres, Rotterdam, Madri, Lisboa e Santiago do Chile. Ao longo de sua carreira, participou de diversos projetos, como a série de quadros em homenagem ao centenário de Van Gogh, e conquistou importantes prêmios, entre eles o Hilton de Pintura como um dos dez artistas brasileiros que mais se destacaram na década de 1970. Ele é casado com a também pintora Fani Bracher, com quem reside há mais de 40 anos em Ouro Preto.

 

Blima Bracher

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais, Blima Bracher atua como pesquisadora, arquivista, documentarista e assessora de imprensa em Ouro Preto. Blima já realizou outros documentários, como: Âncoras aos Céus (2007), Bracher: Pintura & Permanência (2014) e Das Letras às Estrelas: JK, dos Sonhos ao Sonho de Brasília (2015). 

 

(Divisão de Jornalismo)

.