Representantes de instituições e coordenadores de convênios visitam UFV

07/06/2016

O encontro aconteceu na reitoria

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares recebeu, na manhã desta terça-feira (7), representantes de instituições de ensino e de pesquisa e coordenadores de convênios nacionais e internacionais assinados com a UFV. Eles vieram participar do I Simpósio Internacional de Ambiência e Engenharia na Produção Animal Sustentável em Condições de Climas Quente e Temperado (Siapas), que acontecerá até 10 de junho, no campus Viçosa.

Além de agradecer a disponibilidade dos visitantes, a reitora destacou a importância das parcerias. Ela lembrou que a Universidade tem a internacionalização como diferencial desde a sua criação e, atualmente, soma números significativos de professores e estudantes que realizaram ou estão realizando pesquisas e aperfeiçoamentos em outros países, assim como de estrangeiros fazendo o mesmo em seus espaços. “É muito importante essa troca de conhecimentos”, disse. Entre os convidados, a coordenadora do convênio do tipo guarda-chuva pela Universidade de Évora (Portugal), Fátima Baptista, ressaltou a importância das relações “para potencializar a investigação e áreas de ensino que sejam do interesse dos envolvidos”. A professora Fátima está em Viçosa pela quarta vez e contou que o convênio entre UFV e Universidade de Évora foi iniciado em 2004, nas ciências agrárias, e, hoje, abrange todas as áreas do conhecimento.

Durante a visita, a reitora também atualizou os visitantes sobre as atividades da Universidade em seus três campi e recebeu informações sobre cada uma das instituições representadas.

Os outros visitantes que estiveram na reitoria, acompanhados pelas professoras do Departamento de Engenharia Agrícola e integrantes da coordenação geral do Siapas, Ilda Tinôco e Cecília Souza, foram: Hongwei Xin (Iowa State University, Estados Unidos), Matteo Barbari (Università degli Studi di Firenze, Itália), Vasco da Cruz (Universidade de Évora, Portugal), Francine da Silva e Maurício de Lima (Universidade Federal de Mato Grosso), Iran da Silva (Universidade de São Paulo, Piracicaba), Paulo de Oliveira (Embrapa) e Sandra de Moraes (Universidade Estadual de Goiás).

Também acompanharam a recepção o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens de Oliveira; o pró-reitor de Ensino, Frederico Passos; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Luiz Alexandre Peternelli, e o diretor de Relações Internacionais, Vladimir Di Iorio.

Sobre o evento
O primeiro Siapas acontecerá entre 7 e 10 de junho, no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa, juntamente com o quinto Simpósio Nacional de Construções Rurais e Ambiência. Os objetivos são unir esforços nacionais e internacionais da área, proporcionar trocas de informações entre os participantes, fortalecer convênios existentes e estimular o estabelecimento de novas parcerias.

Na programação estão previstas diversas atividades, como palestras, que serão ministradas por convidados brasileiros e estrangeiros. A primeira será Produção animal no Brasil – Panorama e perspectivas, do professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV Fernando Baêta.

O Siapas é uma promoção do Departamento de Engenharia Agrícola, do Núcleo de Pesquisa em Ambiência e Engenharia de Sistemas Agroindustriais – Ambiagro e do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Agrícola e Ambiental da UFV, com o apoio de universidades de Campina Grande, Goiás, Lavras, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paulista Júlio de Mesquita Filho e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, além das internacionais Universidad CES e Universidad Nacional de Colombia(Colômbia), Universidade de Évora (Portugal), Università degli Studi di Firenze (Itália), University of Illinois (EUA) e International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering, entre outras instituições e empresas.

Todos os detalhes podem ser obtidos em www.siapas.ufv.br.

(Divisão de Jornalismo)