Pesquisadores da UFV publicam artigo na revista Heredity

05/05/2016

A Heredity - revista oficial da The Genetics Society de Londres, editada pelo grupo Nature – publicou, em sua edição de abril, um artigo de pesquisadores da UFV. Intitulado The contribution of dominance to phenotype prediction in a pine breeding and simulated population, o artigo é fruto de uma tese defendida, em fevereiro, no Programa de Genética e Melhoramento.

O autor da tese, Janeo Eustáquio Almeida Filho, teve como orientador o professor Fabyano Fonseca e Silva, e como coorientadores o pesquisador Marcos Deon Vilela de Resende (Embrapa Florestas/UFV) e o professor Matias Kirst (University of Florida).

A relevância do artigo para área de Genética, segundo o professor Fabyano, é a proposta de novas ferramentas estatísticas (denominadas de modelos Bayesianos) que utilizam grande número de marcadores de DNA para identificar, com maior confiabilidade, os genitores das próximas gerações de populações sob seleção nas áreas de melhoramento genético vegetal e animal.

O artigo publicado na Heredity, considerada um dos mais renomados periódicos científicos do mundo na área de Genética, pode ser acessado neste link

(Divisão de Jornalismo)