Campus Viçosa

UFV faz parte da história de 100 anos da Academia Brasileira de Ciências

03/05/2016

Esta semana, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) está completando 100 anos. Em um século, ela contabiliza entre seus membros cinco representantes da UFV. O mais novo, eleito em 2014, é o professor Adriano Nunes Nesi, do Departamento de Biologia Vegetal. Mas integram também a Academia Brasileira de Ciências, a professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, e o ex-reitor Evaldo Ferreira Vilela. Antes deles, a UFV havia participado da ABC com os ex-professores Paulo Alvim e José Cândido de Mello Carvalho, esse último pioneiro na entidade.

Para marcar os 100 anos, celebrados nesta terça-feira (3), o jornal O Globo publicou, no último domingo, a reportagem Um século de desafios na produção de conhecimento no país, em que traz pequenas entrevistas com os quatro pesquisadores brasileiros que, em 2015, estiveram entre os 3.126 mais influentes do mundo. Dentre eles, está o professor Adriano Nesi.

A programação de celebração de um século da ABC vai até 6 de maio e pode ser conferida neste link. A maioria dos eventos acontece no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

 

(Divisão de Jornalismo)