Programa sobre Segurança Alimentar é nova atração da Rádio Universitária

20/04/2016

Equipe do programa durante gravação de estreia

A Rádio Universitária 100, 7 FM está com um novo programa no ar, o Segurança Alimentar: da terra à mesa. Veiculado toda quarta-feira, às 13h, com reprise no sábado, às 9h, o programa tem o objetivo de debater temas relacionados, por exemplo, ao aproveitamento integral de alimentos de forma mais saudável, à redução do desperdício e à geração de renda na perspectiva agroecológica.

A iniciativa integra as atividades do projeto de extensão Alimentação: consumo, aproveitamento integral e produção caseira de alimentos na perspectiva agroecológica, realizado pelo Departamento de Economia Doméstica (DED) da UFV e coordenado pela professora Júnia Marise de Matos de Sousa. Desde 2010, ele oferece cursos, palestras, treinamentos para públicos diversos, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas.

Também colaboram com a realização do programa, os integrantes do projeto de extensão Agricultura Urbana e Soberania Alimentar, coordenado pelo professor Genelicio Crusoe Rocha, do Departamento de Solos, que desenvolve ações para a implantação de hortas urbanas, resgate das plantas medicinais e de plantas não convencionais.

O projeto coordenado pela professora Júnia conta com uma equipe multidisciplinar de bolsistas voluntários e estagiários. Ele é realizado por estudantes dos cursos de graduação em Economia Doméstica (Cristiana Teixeira Silva, Dayanne das Neves Pereira, Karina de Oliveira Fernandes, Lucas Rodrigues de Souza e Nubia Estevam Assis), Tecnologia de Laticínios (Jessyca Aparecida Costa) e de pós-graduação em Economia Doméstica (Ariane Figueredo Souza e Natalia Lopes de Freitas), além de alunos do curso em Redes Agroalimentares da Universidade Autônoma de Chapingo – México (Alejandra Rivera Ramos, Gloria Estefana Gonzáles Franco, Reymundo Cruz Ruiz e Yadira Joachin Tapia).

A expectativa é de que, em breve, o programa tenha também uma página na internet para que os ouvintes possam interagir com sugestões e se informar sobre as atividades realizadas pelo projeto. Revezam a apresentação do programa da Rádio Universitária João Vicente Marques e Margareth Santos.

(Divisão de Jornalismo)