Centro Colaborador em Alimentação Escolar da UFV inicia atividades

12/04/2016

O Diário Oficial da União divulgou, no dia 1º de abril, o Extrato de Contrato referente ao aporte de recursos para o início das ações do Centro Colaborador em Alimentação Escolar (Cecane) da UFV. Essas ações serão de capacitação e de apoio técnico e operacional aos agentes do Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE) e abrangerão 12 municípios de Minas Gerais.

Como atividade complementar a esse processo, a presidente da comissão coordenadora do Cecane na UFV, a professora Maria do Carmo de Oliveira, do Departamento de Nutrição e Saúde, participou do 3º Encontro para Formação dos Agentes dos Cecanes entre 15 e 17 de março, em Brasília (DF). Ela e outros representantes de Centros Colaboradores em Alimentação Escolar (terceira da esq. para a dir. na foto) obtiveram informações atualizadas sobre o PNAE para repassar aos envolvidos na iniciativa em suas regiões, como gestores públicos, membros de conselhos de alimentação escolar, nutricionistas, merendeiras e agricultores. Segundo Maria do Carmo, “os Cecanes têm contribuído sobremaneira para fomentar as políticas de alimentação e nutrição no contexto escolar e auxiliar a promoção da alimentação saudável, segurança alimentar e redução da desnutrição e da obesidade infantil”.

A UFV foi autorizada a atuar como Centro Colaborador em novembro de 2015, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Sua comissão, nomeada pela Pró-reitoria de Ensino, também é constituída pelos professores Ana Íris Mendes Coelho, José Benicio Paes Chaves, Maria do Carmo Couto Teixeira e Ricardo Henrique Silva Santos.

(Divisão de Jornalismo)