Cerimônia lança oficialmente atividades do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química

11/04/2016

O lançamento oficial do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, vinculado ao Departamento de Química (DEQ), aconteceu, na última sexta-feira (8), em uma cerimônia na qual foram apresentados os 10 alunos selecionados para a primeira turma de mestrado e os professores que estarão à frente do curso. As apresentações foram feitas, respectivamente, pelos professores Fábio de Ávila Rodrigues, coordenador do Programa, e Deusanilde de Jesus Silva.

Durante a cerimônia, o coordenador do Programa destacou os nomes dos professores que contribuíram para a consolidação do modelo final da proposta, aprovada em dezembro de 2015 pela Capes. Ele também lembrou algumas expectativas da Engenharia Química a curto, médio e longo prazos, relacionadas, por exemplo, aos desafios da indústria em relação ao crescimento sustentável e à substituição da matriz enérgica por combustíveis renováveis, além do desenvolvimento de bioprocessos mais viáveis economicamente. Para o professor Fábio, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, pertencente à área de Engenharias II da Capes, “vem compor um longo pilar dentro da Universidade, juntamente com as grandes áreas de destaque da UFV, como a agronômica e a biotecnológica”. Esta interação, em sua opinião, “proporcionará o desenvolvimento de processos, produtos e materiais dentro da área de sustentabilidade”.

Participações
O diretor de Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE), Antônio Cleber Goncalves Tibiriçá, também participou da cerimônia, em que deixou registrada a importância do programa de pós-graduação para o desenvolvimento tecnológico do país. Ele parabenizou o grupo que levou à frente uma proposta que acabou por resultar no 11º programa de pós-graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE). O professor lembrou que, até o final do ano, dois novos programas de pós-graduação deverão se juntar aos dois já oferecidos pelo DEQ, “o que demonstra, com clareza, a força de trabalho dos 47 professores do Departamento, um dos maiores da UFV”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares também destacou o papel que o DEQ desempenha na UFV e a sua importância histórica. Além disso, parabenizou os alunos aprovados no mestrado, lembrando que, como integrantes da primeira turma, com certeza, farão história na instituição com belíssimas pesquisas para uma área que é imprescindível no país. A reitora ressaltou ainda a garra e motivação dos jovens professores do DEQ, que acreditaram e colocaram a proposta de criação da pós. Ao mencionar as dificuldades orçamentárias pelas quais as universidades passam, ela destacou a cerimônia como um momento de “alegria”, por demonstrar que a UFV avançou mais uma etapa. “Com todas as dificuldades, iniciamos, este ano, novos programas, como os de mestrado em Engenharia Química e doutorado em Administração”.

Após a cerimônia de boas-vindas o escritor e professor Marco Aurélio Cremasco, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ministrou a palestra A antiética do Plágio. Antes de abordar o assunto, comentou sobre o prazer de ver a história do curso de graduação em Engenharia Química da UFV, que começou pequeno, em 2007, mas imenso na vontade. Ele lembrou aos professores: “vocês começaram em 2007 e hoje estão à frente de um dos cursos mais procurados na Universidade. Isso mostra o quanto já contribuíram e ainda podem contribuir”. O professor da Unicamp agradeceu, em nome da comunidade da Engenharia Química do Brasil, o feito dos docentes do novo programa de pós-graduação. “Vale a pena exercer a Engenharia Química neste nível de profissionalismo. Eu me sinto honrado pelo convite feito pelo professor Antônio Marcos de Oliveira Siqueira e profundamente orgulhoso de fazer parte desta comunidade.

Participaram da cerimônia ainda o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão, os pró­-reitores substitutos de Pesquisa e Pós­-graduação e de Ensino, Luciano Gomes Fietto e Alexandre Martins Reis, respectivamente; a chefe do Departamento de Química, Elita Duarte Costa, e o coordenador do curso de Engenharia Química, André Gustavo Sato. Abaixo, alguns registros do evento. Para melhor visualização, clique no centro das fotografias.

(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)