Estudantes do Coluni são premiados pela Olimpíada Mineira de Química de 2015

23/02/2016

No último sábado (20), estudantes do Colégio de Aplicação - Coluni da UFV receberam medalhas e certificados por terem se destacado na 18ª edição da Olimpíada Mineira de Química, promovida pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2015. A cerimônia aconteceu em Belo Horizonte (MG).

Os estudantes agraciados foram:

• Gustavo Damasceno Silva - primeiro ano – Medalha de ouro
  • Guilherme Campos da Silva Couto - segundo ano – Medalha de ouro
  • Bruno Wellington Moreira - primeiro ano – Medalha de bronze
  • Victor Hugo Andrade Gonçalves - primeiro ano – Medalha de bronze
  • Vitor Lobato Araújo Rossi - primeiro ano – Medalha de bronze
  • Guilherme José Bitencourt Lopes - segundo ano – Menção Honrosa
  • Jéssica Silva Gomes - segundo ano – Menção Honrosa

A coordenadora local da Olimpíada, a professora do Coluni Odilaine Inácio de Carvalho Damasceno, explicou que, durante a primeira etapa do evento, foram selecionados sete estudantes para a modalidade A (do primeiro ano) e cinco para a modalidade B (do segundo ano). Na segunda etapa, os participantes realizaram uma prova no Departamento de Química da UFMG e aqueles que obtiveram bons desempenhos receberam as premiações no último sábado (20).

Os estudantes foram premiados da seguinte maneira:  a 5ª colocação – medalha de ouro e certificado; 6ª a 20ª colocação – medalha de prata e certificado; 21ª a 30ª colocação – medalha de bronze e certificado. Os outros que obtiveram bons desempenhos receberam certificados de Menção Honrosa. Os medalhistas de ouro e de prata ainda participarão da terceira etapa, em 2016, que consiste na Olimpíada Brasileira de Química.

Segundo Odilaine, os professores do Coluni sempre realizam e incentivam atividades que fazem os estudantes refletirem sobre a importância da Química em suas vidas e na sociedade moderna. A Olimpíada Mineira de Química é uma delas e, para a professora, a participação e premiação dos alunos do Colégio surpreendeu e superou todas as expectativas, revelando jovens talentos com vocação para a área.

Na primeira fotografia, acima, um registro dos estudantes premiados. Da dir. para a esq., Jéssica Gomes, Gustavo Damasceno, Bruno Wellington, Guilherme Couto, Vítor Rossi, Guilherme José e Víctor Hugo. Abaixo, estão registros daqueles que puderam ir à cerimônia no sábado (20).

(Fonte: Odilaine Damasceno)