Formandos do CCA e CCE recebem homenagem por desempenho na graduação

29/01/2016

Além de concluir a graduação, 23 formandos dos centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) sairão da UFV com a satisfação de terem se destacado na Universidade. Seus esforços foram reconhecidos com a entrega de certificados de mérito, que aconteceu na tradicional cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (29), no auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

O orgulho dos familiares desses formandos era nítido. Neuza Reis, mãe do graduando Raphael Alves Silva, do curso de Agronomia, disse que foi “muito emocionante” descobrir que seu filho seria homenageado e que não esperava, mesmo sabendo que ele “sempre foi muito inteligente e esforçado”. De acordo com Neuza, é “um mérito muito grande” e valeu a pena enfrentar a saudade de ficar longe do filho. O irmão de Raphael, Hayner Silva, também veio de Bonfinópolis de Minas com a família para prestigiar a homenagem e destacou: “apesar de ser o irmão mais novo, ele é meu ídolo e serve de inspiração por demonstrar que quando uma pessoa tem determinação e meta consegue alcançar o que deseja”.

Para a formanda Larissa Rocha Terra, do curso de Química, a homenagem recebida representa a realização de um grande sonho: “desde que entrei aqui eu busquei isso. É uma honra muito grande ser homenageada em uma Universidade de ponta como a UFV e em um curso difícil”, afirmou, acompanhada pelos familiares que vieram de Laje do Muriaé (RJ).

Herlon Meneguelli Alhadas, do curso de Zootecnia, representou todos os homenageados e recordou que, quando estava no ensino médio, não imaginava “as oportunidades infinitas” que teria pela frente dentro de uma universidade. Segundo ele, desde o início de suas trajetórias na graduação, os formandos tiveram que enfrentar desafios e escolher, dentre as "infinitas possibilidades", aquelas que os fizessem progredir. Para Herlon, a tentativa de corresponder aos esforços dos pais foi uma das mais importantes motivações para os homenageados concluírem a graduação com êxito. Ele também destacou que obter nota cem em alguma disciplina “ficou pequeno diante do caráter que se viu crescer dentro de cada um”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares parabenizou os homenageados por “aproveitarem as oportunidades que a UFV ofereceu e terem feito a diferença em seus cursos”. Ela agradeceu aos pais “por terem confiado a educação de seus filhos à UFV” e aos coordenadores de curso por orientarem e estarem próximos dos estudantes. A reitora desejou ainda que os homenageados “sejam sempre pessoas gratas e transformem o país, onde quer que estejam”.

Receberam os certificados os formandos que obtiveram conceito igual ou maior a 85 e cada curso homenageou até três estudantes. Também participaram da cerimônia o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão; o assessor especial da Pró-reitoria de Ensino, Alexandre Martins Reis; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveira; o diretor substituto do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, João Marcos de Araújo; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Antônio Cléber Goncalves Tibiriçá, e a diretora substituta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Maria Carmen Aires Gomes.

Os estudantes homenageados foram:

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Daniel Tinôco Campos Neto
Ana Luiza Magalhães Fontenelle Feijó

Larissa Rocha Terra

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)