Centros de ciências Agrárias e Exatas e Tecnológicas realizam Aulas da Saudade

27/01/2016

Na manhã desta quarta-feira (27), professores de 20 cursos dos centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) tiveram a missão de proporcionar uma última lembrança da rotina acadêmica para cerca de 400 estudantes do campus Viçosa. As Aulas da Saudade da segunda turma de formandos de janeiro de 2016 aconteceram em diversos espaços e despertaram diferentes sentimentos nos participantes.

A Aula com o maior público foi a do curso de Agronomia (foto) – que está graduando 101 estudantes –, conduzida pelo professor e chefe do Departamento de Fitotecnia Derly José Henriques da Silva. Para ele, o dia se mostrou saudosista cedo, quando entrou na sala escolhida para o momento e percebeu que a última vez que esteve ali foi em 1983, quando também era estudante.

Derly afirmou que ministrar a Aula da Saudade é sempre um desafio, pois surgem dúvidas sobre o que abordar. “Quando acabei de montar minha aula, pensei: ‘ainda tenho tanta coisa para falar’”. Mas o interesse demonstrado pelos formandos deixou claro que o professor, que atua nas salas de aula da Universidade há 24 anos e já foi homenageado durante programações de formatura por 19 vezes, tirou a missão de letra. A aula foi um misto de assuntos e também contou com chamadas de atenção sobre comportamento profissional e cuidado com a língua portuguesa: “tenho visto muitos profissionais com dificuldade de se colocar no mercado por conta do uso do idioma”.

A amizade entre professor e estudantes, segundo Derly, é resultado de uma técnica adotada no início de cada semestre: esclarecer o tipo de relacionamento que eles terão. É estabelecido que, durante as aulas, os estudantes têm liberdade para falar o que quiser com o professor, “inclusive contar piada”; mas o celular tem que estar desligado em cima da carteira e um aluno não pode conversar com o outro, por exemplo. “E essa turma, particularmente, absorveu isso sem raiva. Quando eu chegava e falava ‘bom dia’, já escutava o barulho dos celulares sendo colocados em cima das carteiras”.

A formanda Andressa Rodrigues Fonseca, que é de Manhumirim (MG), contou que não gostou muito do início do curso de Agronomia, mas foi conhecendo as possibilidades profissionais e encontrando afinidades. Hoje, está satisfeita com a escolha e disse que vai sentir saudade das amizades construídas durante os anos da graduação, inclusive com professores como o Derly.

Pablo Soares Jordão, de Teresina (PI), que também avaliou o curso positivamente e lembrou que ele ocupa o topo de diversos rankings nacionais e internacionais, disse que a Aula da Saudade representou o carinho que os estudantes têm pelo professor Derly e vice-versa, além de ser um momento para lembrar momentos bons, aulas, amizades, brincadeiras e até tristezas. Como ele resumiu: “lembrar tudo”!

O futuro é que ainda é incerto para a turma. “Esse mercado está meio complicado, né? Mas pela Universidade na qual estamos nos formando, pelo que os professores nos ensinaram, a expectativa é sempre de sucesso”, disse Pablo, que teve sua opinião compartilhada pelo professor Derly: “Os anos de 2015 e 2016 não são os melhores. Mas nós vivemos em crises há muito tempo e a UFV consegue formar gente para ultrapassá-las”.

Mas o futuro ainda não é uma preocupação para esses estudantes, que têm até sábado (30) para comemorar a formatura. Vale lembrar que a Sessão Solene de Colação de Grau será na sexta-feira (29), às 18h, no Espaço Multiuso, e que todos os detalhes estão disponíveis no site da Universidade.

(Divisão de Jornalismo)