Campus Viçosa

Professor integra comissão do MEC para criação de graduação em Gestão Esportiva

25/01/2016

A participação do professor reforça o trabalho acadêmico desenvolvido pela UFV

O professor João Carlos Bouzas Marins, do Departamento de Educação Física da UFV, foi convidado pelo secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, para compor uma comissão que irá atuar na criação dos cursos de graduação e de pós-graduação em Gestão Esportiva. A constituição da comissão - composta por nove membros do governo federal e da sociedade civil - foi publicada no Diário Oficial da União em 13 de janeiro, em portaria assinada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. 

Segundo o professor João Carlos, o convite é decorrente de sua atuação como coordenador do Curso de Especialização em Futebol na UFV, reconhecido nacionalmente, e que, desde 2004, já formou mais de 500 alunos. Para ele, sua participação reforça o trabalho acadêmico desenvolvido pela UFV tendo o futebol como foco. O professor conta que ainda não há detalhes sobre onde e quando os cursos serão oferecidos: “em fevereiro, haverá uma reunião preliminar em Brasília, onde o Ministério da Educação irá esclarecer estes detalhes para os membros da comissão”.

Na opinião de João Carlos, a criação do curso de Gestão Esportiva é uma oportunidade de formação de profissionais com foco no mundo dos esportes, em especial o futebol, e com o envolvimento da sociedade em nível nacional. “Ter profissionais com esta formação trará um efeito multiplicador que, em médio e longo prazos, promoverá uma melhora nas ações gerenciais do esporte, seja no ambiente público, seja no privado”.

Segundo ele, as questões gerencial e administrativa representam um dos grandes problemas para o desenvolvimento do esporte no Brasil. Por isso, é necessário formar profissionais especializados neste setor visando a um trabalho de melhor qualidade. “Hoje, a gestão no Esporte é feita, em sua grande maioria, de forma empírica, sem conhecimento do mundo do negócio que envolve o esporte profissional”.

 

(Divisão de Jornalismo)