UFV oferece Educação Gaia pela primeira vez

04/12/2015

O Projeto Educação Gaia Viçosa – Ciclo de Encontros para uma Educação Sustentável, que teve sua primeira atividade em outubro, voltará a acontecer de 6 a 12 de dezembro, no campus Viçosa da UFV. Depois de abordar a dimensão social da sustentabilidade, o novo encontro terá como foco a dimensão econômica. Durante uma semana, professores, estudantes e integrantes de movimentos sociais e populares terão a oportunidade de debater e propor alternativas relacionadas a cinco módulos: como transformar a economia global em sustentável, sustento justo, economias locais, bancos e moedas comunitárias e temas legais e financeiros.

O Projeto Educação Gaia Viçosa é um evento certificado pela organização internacional Gaia Education e inspirado no currículo Educação para o Design de Ecovilas (EDE). Reconhecido como uma contribuição oficial para a Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) das Nações Unidas, esse currículo é oferecido em todos os continentes, adaptado para cada realidade local. Dentre seus objetivos está o de capacitar as pessoas para a construção de comunidades sustentáveis.

De acordo com a coordenadora do projeto na UFV, a professora do Departamento de Educação Ana Carolina Beer Figueira Simas, o currículo combina investigação teórica com trabalho prático, e prevê o aprendizado ativo e participativo dos educandos. Isso se dá especialmente por meio de uma metodologia que trabalha com estudos de caso de experiências trazidas pelos participantes dos grupos que se formam durante os encontros. Por meio de uma comunidade de aprendizagem, eles compartilham vivências e saberes para, no final, apresentarem um planejamento para aquele estudo de caso.

Educação Gaia
O Gaia Education é uma organização internacional que nasceu da Rede Global de Ecovilas, que são comunidades criadas a partir de um modelo sustentável e que têm a educação como uma de suas frentes. Talvez, por essa razão, desde o início de sua história, na década de 1990, o Gaia mantém vínculos com universidades em todo o mundo. O maior deles é com a Universidade de Cataluña, na Espanha, onde há um curso de mestrado, com base no currículo EDE. O Gaia Education também oferece programas a distância em português, inglês e espanhol, em parceria com várias organizações.

No Brasil, até pouco tempo, não havia vínculos com universidades. Os programas eram organizados por outros tipos de instituições educativas. A primeira universidade a promover um Gaia foi a Federal do Ceará e a segunda está sendo a UFV. Ana Carolina conta que a ideia foi trazida para cá a partir da experiência que teve em seu doutorado com a Educação Gaia na Floresta Nacional do Purus, na Amazônia.

Próximos encontros
Segundo Ana, as turmas dos próximos módulos do Gaia já estão formadas, o que significa que, a princípio, não há mais vagas. Contudo, a coordenadora recomenda aos interessados que façam a inscrição pelo site http://gaiavicosa.wix.com/gaiavicosa. O candidato entrará para uma lista de espera e receberá uma mensagem caso haja desistência de alguém.

Vale destacar que na metodologia do curso está prevista a participação de educadores internos e externos. Assim, o primeiro encontro realizado na UFV, além de professores da Universidade, teve a participação do geógrafo John Croft, cofundador da Fundação Gaia do Oeste da Austrália e criador da metodologia do Dragon Dreaming. Também atuaram como educadoras Edite Faganello Querer, do Instituto Nhandecy, que promove a Educação Gaia em Curitiba e Florianópolis, e Taísa Mattos, do Rio de Janeiro, organizadora de programas Gaia em várias cidades e países.

No encontro sobre dimensão econômica da sustentatibilidade participarão, como educadores convidados, o professor e filósofo Euclides Mance, um dos principais teóricos da Economia  Solidária e da Filosofia da Libertação na América Latina; Felipe Bannitz, economista com especialização em Economia Solidária, Tecnologias Sociais e Empreendedorismo, e Taisa Mattos.

Além dos educadores externos, a semana da dimensão econômica contará também com a participação da professora do Departamento de Economia Rural Bianca Lima, que também é coordenadora do curso de Cooperativismo e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UFV.

De 21 a 27 de fevereiro, os participantes se dedicarão ao estudo da dimensão ecológica da sustentabilidade, com a participação do permacultor australiano Skye. Nesta semana, os temas abordados serão design ecológico integrado, permacultura, bioconstrução, técnicas ecológicas de saneamento e manejo da água, energia renovável, produção de alimentos e soberania alimentar.

Em abril, de 17 a 23, o programa receberá Frei Betto e José Pacheco que, juntamente com os educadores da UFV, trabalharão os temas da dimensão visão de mundo da sustentabilidade: diversidade biocultural, visão holística, espiritualidade e sustentabilidade, educação inclusiva, ecologia profunda, feminino e masculino e questões étnicas.

(Adriana Passos)