Campus Rio Paranaiba

Atuária para contadores é tema de palestra no campus

27/11/2015

.

 

 

Foi realizada, nesta quinta-feira (26), no Campus UFV Rio Paranaíba a palestra "Atuária para Contadores" ministrada pelo professor Ivan Sant’Ana Ernandes. A realização da palestra foi uma iniciativa da professora Maria Auxiliadora da Silva responsável pelas disciplinas de Contabilidade Geral e Prática Contábil. Estiveram presentes docentes e discentes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Prestigiaram o evento os intercambistas angolanos Alfredo Francisco Filipe Pitra, Catarina Antônio Domingos e Joaquim Alexandre Fernandes da Fonseca, todos, orientandos do professor Ivan Sant’ana Fernandes.

Currículo do palestrante

Ivan Sant’Ana Ernandes é "atuário e estatístico, pela UFRJ, e especialista pela PUCMINAS. Diretor executivo da ATEST Consultoria Atuarial e da ATEST Educacional, empresas com atuação nacional e presença internacional. Coautor do livro Atuária para Não Atuários. Notório saber reconhecido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais, pela Assembleia Legislativa de Pernambuco e pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Professor nas universidades:  UFV; UFMG; UNIABRAPP (Universidade Corporativa da Associação Nacional dos Fundos de Pensão - ABRAPP); e da PUCMINAS (até dezembro de 2014). Professor Convidado na Universidade Agostinho Neto, em Angola."

Sobre Ciências Atuariais

O curso de graduação em Ciências Atuariais envolve a aplicação de habilidades quantitativas para resolver problemas que envolvem riscos ou incertezas. Os atuários tornam os processos de tomada de decisão financeira mais adequados ao desenvolver modelos  que avaliam impactos financeiros de eventos futuros e incertos, principalmente, os relacionados às operações de seguro e de previdência. Em resumo, o trabalho do Atuário é gerir riscos e auxiliar pessoas, empresas e governo a planejar o futuro e proteger-se de perdas. (https://www2.ufmg.br/mostradasprofissoes/Mostra/Cursos/Ciencias-Exatas-e-da-Terra/Ciencias-Atuariais)

Mais fotos clique aqui.

 Fonte: Professora Maria Auxiliadora da Silva.

.