Editora UFV promove lançamento de livros

20/11/2015

Editora UFV (EDT) lançou, na tarde de quinta-feira (19), seis novos livros. Integrantes da comunidade universitária, amigos e familiares dos autores prestigiaram o momento.

A diretora da EDT, Daniela Alves de Alves, se disse satisfeita por contar com uma produção universitária tão rica e por participar da publicação de novos livros e da reedição de uma obra de excelente qualidade. Ela agradeceu a atuação de toda a equipe da Editora, principalmente a do conselho editorial, representado na cerimônia pelo seu presidente, Ítalo Itamar Caixeiro Stephan. “Temos nos reunido com muita frequência, debatido sobre o futuro e nos dedicado a realmente fazer uma escolha criteriosa das obras lançadas”, contou Daniela.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves, representou a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e, além de parabenizar todos os autores, ressaltou a importância dos lançamentos: “uma forma de distribuir e estender o conhecimento gerado na Universidade”.

Lançamento
Dos seis títulos lançados, um não está relacionado às ciências agrárias ou ao meio rural. Participação Social na Saúde: saber para promover é resultado da pesquisa de doutorado da professora Renata Lopes de Siqueira (foto abaixo), do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS). Segundo ela, a obra aborda a participação popular na gestão do sistema público de saúde brasileiro e tem, dentre seus objetivos, o de contribuir para atuação de profissionais e estudantes da área.

Renata de Siqueira destacou que o livro apresenta questões vinculadas aos processos normativos, às instâncias e aos mecanismos da participação popular, além de trazer um resgaste histórico e uma análise sobre como ela acontece e pode ser promovida. De acordo com a professora, uma ideia importante é a da participação popular como uma conquista e não como uma concessão do Estado. “Embora essa participação venha sendo destacada como uma importante estratégia para a melhor efetividade das políticas públicas de saúde, na prática, ela ainda esbarra em muitos entraves, da própria história, como um longo período de autoritarismo, entre outros problemas”, disse.

A professora divide a autoria do livro com a orientadora do seu doutorado, a também professora do DNS Rosangela Minardi Mitre Cotta, e com o professor do Departamento de Ciências Sociais Jeferson Boechat Soares, a quem Renata destacou como um parceiro muito importante.

Livros
As demais obras lançadas foram:

Sistema de Integração: Milho, Capim-Braquiária e Eucalipto
Autores: Cláudio Miguel Alves de Faria, Lino Roberto Ferreira, Sílvio Nolasco de Oliveira Neto, Márcio Lopes da Silva, Fernanda Helena Martins Chizzotti e Rogério Jacinto Gomes

Análise de Tensões e Deformações em Solos – 2ª Edição
Autora: Izabel Christina Duarte Azevedo

Recursos Fitogenéticos: A base da agricultura sustentável no Brasil
Editores: Renato Ferraz de Arruda Veiga e Manoel Abílio de Queiróz

Fitossociologia no Brasil: Métodos e estudos de casos – Volume II
Editores: Pedro Vasconcellos Eisenlohr, Jeanine Maria Felfili, Maria Margarida da Rocha Fiuza de Melo, Leonaldo Alves de Andrade e João Augusto Alves Meira Neto

Imóveis Rurais – Avaliações e perícias
Autor: José Carlos Baltazar