Graduando conquista prêmio em evento sobre empreendedorismo

18/11/2015

Na tarde de terça-feira (17), a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares recebeu um troféu conquistado pelo graduando em Bioquímica Paulo Roberto Alves na etapa estadual do Desafio Universitário Empreendedor, uma competição anual realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A etapa estadual aconteceu entre 13 e 15 de novembro, em Belo Horizonte (MG), e o estudante foi um dos quatro agraciados e selecionados para participar da etapa nacional, em dezembro, em Brasília (DF).

A competição é direcionada para estudantes e professores universitários e tem como objetivos estimular os participantes a desenvolverem atividades empreendedoras e prepará-los, por meio de capacitações, para os desafios do mercado. Sua primeira etapa é realizada virtualmente até setembro de cada ano – a edição atual já recebeu mais de 60 mil inscrições – e seleciona os 40 melhores colocados para a etapa estadual (semifinal). Essa, por sua vez, acontece em novembro e seleciona quatro competidores para comporem uma equipe que representa o estado na etapa nacional (final), em dezembro.

Paulo conta que se empenhou muito para realizar as duas dinâmicas e a atividade em grupo, referente à produção de um modelo de negócio, propostas durante a semifinal, e que ficou muito feliz com o resultado. Além de um troféu individual e do troféu para a UFV, ele ganhou um smartphone e lembranças da competição, como mochila e camiseta. Para a etapa nacional, ele disse que está animado e ansioso e se preparando por meio dos materiais disponibilizados gratuitamente pelo próprio Sebrae, em seu site.

A iniciativa de participar do Desafio foi do próprio estudante, que sempre procurou estar em eventos sobre empreendedorismo promovidos pela UFV – como o Inovar – e acompanhar sites, como o do Sebrae. Para ele, apesar de o curso de graduação oferecer uma qualificação muito boa, todos devem “correr atrás e tentar ser o mais independente possível”, a fim de construírem seus próprios caminhos.

A reitora parabenizou o graduando e disse que a Universidade se orgulha de ter estudantes como ele, que entendem os desafios da atualidade. Ela espera que a conquista motive outros a participarem da iniciativa e, juntamente com Paulo, alertou que as inscrições para a nova edição do Desafio Universitário Empreendedor já estão abertas.

Vale destacar que a UFV também contou com a participação do estudante de Ciências Contábeis Pedro Paulo Leão Teles na semifinal. Na fotografia abaixo, os selecionados para a final: da esq. para a dir., Tiago Henrique da Silva Pereira (Uniube), Paulo Roberto Alves (UFV), Wesley Vieira Brandão (Uniube) e João Paulo Schultz Baptista Tavares (UFMG).

(Divisão de Jornalismo)