Jogos Interatléticas premiam campeões

18/11/2015

O último final de semana foi de muito esporte e emoção na UFV. As finais do II Jogos Interatléticas aconteceram no sábado e no domingo, no ginásio e nas quadras externas do Departamento de Educação Física. A Atlética das Engenharias venceu na classificação geral, mesmo conquistando menos títulos do que a Atlética da Educação Física, vice-campeã.

No sábado pela manhã, houve quatro jogos no ginásio para decidir o título no handebol e no voleibol, masculino e feminino. A primeira partida foi de handebol feminino, em que a Engenharia (ENG) venceu a Educação Física (EFI) por 24 a 9. Logo depois a Educação Física deu o troco, vencendo a mesma Engenharia no handebol masculino, por 24 a 21.

O voleibol feminino participou de uma das três finais, que não envolveu o duelo Engenharia x Educação Física. Foi a Monetária que enfrentou a EFI, mas novamente os educadores físicos saíram com a vitória, derrotando a Atlética formada pelos cursos de Economia, Contabilidade, Administração, Agronegócio e Secretariado Trilíngue por 3 sets a 1. No voleibol masculino, novamente EFI x ENG, com vitória da Educação Física pelos mesmos 3 sets a 1, com destaque para o terceiro set, que terminou 31 a 29.

Depois dessas finais, a torcida e os atletas se deslocaram até as quadras externas para acompanhar a primeira fase da peteca, que envolvia até quatro duplas (duas masculinas e duas femininas) de cada Atlética. Depois de muita disputa e suor no forte calor do sábado, as finais para o domingo ficaram definidas: Educação Física x Engenharia no masculino e Monetária x Medicina no feminino.

Domingo
O domingo começou cedo para o pessoal da peteca, que, logo às 8h, decidiu o título. Engenharia no masculino e Medicina no feminino se sagraram campeões dessa modalidade. No ginásio, era hora do basquete. Tanto no masculino quanto no feminino, EFI e ENG duelaram, com uma vitória para cada lado. Engenharia venceu o feminino por 32 a 19 e a Educação Física venceu o masculino por 47 a 45.

Por último, foi a vez do futsal. Monetária conquistou seu único título no feminino, vencendo a Engenharia por 3 a 1. E, para fechar com chave de ouro, o futsal masculino foi o mais emocionante. Após empate por 2 a 2, as equipes da Engenharia e da Educação Física foram para a disputa de pênaltis. Com grande atuação do goleiro Fernando Silva, que defendeu duas penalidades, a EFI se sagrou campeã: 4 a 1 nos pênaltis e comemoração da torcida.

Por fim, as baterias da Medicina e da Engenharia fizeram uma apresentação, abrindo a cerimônia de premiação. Com a presença da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, do vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão, do assessor da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários Renato Pereira e da técnica desportista da UFV Flávia Grupioni, foram entregues as medalhas para os campeões e vice-campeões de cada modalidade, além de uma medalha especial para os artilheiros.

Para completar a cerimônia, houve a entrega dos troféus referentes à classificação geral. Em terceiro lugar, com 80 pontos, ficou a Monetária. Em segundo, com 108 pontos, a Educação Física. E o primeiro lugar geral ficou com a Engenharia, 110 pontos. Cada campeão de modalidade levou 12 pontos, o segundo dez pontos, o terceiro oito pontos, o quarto seis pontos e o quinto quatro pontos.

O presidente da Associação Atlética Acadêmica Luve, Marcos Paulo Silvino, disse que o torneio, que durou cerca de dois meses, veio para fechar com chave de ouro os eventos esportivos organizados pela instituição este ano, e ficou feliz com o sucesso conquistado por meio do trabalho árduo realizado em conjunto com a Divisão de Esportes e Lazer (DLZ), a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) e as Atléticas participantes. Sua expectativa é que, em 2016, mais Atléticas se formem e façam parte do campeonato, aumentando o fomento do esporte dentro da Universidade e criando uma importante parceria entre a Luve e as Atléticas. “Com isso, os alunos poderão se interessar pela prática esportiva de alto rendimento e participar da Luve, disputando campeonatos regionais, estaduais e nacionais e representando a UFV”.

Resultados:

Handebol feminino – Engenharia 24 x 09 Educação Física
Handebol masculino – Educação Física 24 x 21 Engenharia
Voleibol feminino – Educação Física 03 x 01 Monetária
Voleibol masculino – Educação Física 03 x 01 Engenharia

Domingo
Basquete feminino – Engenharia 32 x 19 Educação Física
Basquete masculino – Educação Física 47 x 45 Engenharia
Futsal feminino – Monetária 03 x 01 Engenharia
Futsal masculino – Educação Física 02 (4) x (1) 02 Engenharia

(Gustavo Pires dos Santos – Luve)