Campus Florestal

Mostra de Profissões e Semana da Ciência movimentam UFV-Florestal

17/11/2015

A UFV-Florestal recebeu, de quarta (11) a sexta-feira (13), de 8h às 17h, professores, alunos do 9º ano do ensino fundamental e das séries do Ensino Médio para a Mostra de Profissões e, quarta (11) e quinta-feira (12), no mesmo horário, para a Semana da Ciência.

A Semana da Ciência teve como o público principalmente estudantes e professores do ensino médio, para os quais havia disponível parte de uma série de ações desenvolvidas no âmbito do programa “Novos Talentos”. Conforme o coordenador da Semana da Ciência, professor Germano Carneiro da Costa, o evento teve como objetivo persuadir novos estudantes, despertando o interesse sobre a Ciência e o ensino superior.

A Mostra de Profissões, por sua vez, foi aberta a toda comunidade, sendo direcionada, especialmente, aos estudantes no 9º ano do ensino fundamental e das séries do ensino médio. Este evento teve como finalidade apresentar aos alunos de Florestal e região os cursos técnicos e superiores, bem como a estrutura oferecida pela UFV-Florestal. Para tal, os próprios estudantes da instituição ficam à disposição nos stands apresentando os cursos e informações sobre o mercado de trabalho, auxiliando os alunos na escolha de uma profissão, seja na carreira técnica ou superior.

Katleen Cristina Cardoso da Silva, do 9º ano da Escola Clóvis Salgado (Betim-MG), visitou o campus UFV-Florestal pela primeira vez, apesar de já conhecê-lo por colegas que estudam ou estudaram na instituição. Ela disse que a visita serviu para que aprendesse muitas coisas, mas que, se fosse para escolher um curso para seguir carreira, escolheria a Licenciatura em Ciências Biológicas. “Foi o que achei mais legal”, disse.

O professor Germano avalia positivamente o evento e ressalta a participação coordenada dos estudantes da UFV-Florestal no evento como um todo. Em relação à Semana da Ciência, ele destaca o trabalho das equipes do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a grande participação das escolas convidadas, viabilizando a proposta de desenvolver temas científicos de natureza interdisciplinar, integrando os vários cursos de licenciatura da UFV-Florestal.

Ao final, o arquivista José Fernando da Silva ministrou uma palestra sobre a instituição e as formas de ingresso aos estudantes, focando o processo seletivo para os cursos técnicos, que está com inscrições abertas até 26 de novembro.

Confira, abaixo, alguns registros do evento.

Por Assessoria de Comunicação/UFV-Florestal