Campus Florestal

UFV-Florestal realiza sexta edição do Simpósio de Integração Acadêmica

16/11/2015

A UFV-Florestal realizou, nestas segunda (9) e terça-feira (10), no ginásio poliesportivo do campus, a sexta edição do Simpósio de Integração Acadêmica. Com o tema “Conexão de Saberes e Mundialização”, o evento teve início com pronunciamento de autoridades da UFV e palestra do professor Mário Neto Borges, coordenador da área internacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), cujo tema foi “Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do país”.

Na terça-feira, os estudantes puderam apresentar seus trabalhos em forma de painel. Conforme o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (DPQ) e coordenador do SIA no campus UFV-Florestal, professor Marco Antônio de Oliveira, o simpósio foi o momento em que os alunos apresentam suas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas durante os anos de 2014/2015. A maioria recebe bolsas oferecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), inclusive alguns mestrandos, que também apresentaram seus trabalhos. Ou seja, trata-se de uma oportunidade de discutir e mostrar o que tem sido produzido na universidade.

O SIA aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, na UFV-Florestal, foi promovido em concomitância aos eventos Mostra de Profissões, Semana da Ciência, Feira de Ciências, Educação, Tecnologia e Cultura (Fecitec) e Feira do Pibid. De acordo com Marco Antônio, a união dos eventos em uma mesma semana, além aproveitar a temática nacional, consistiu em uma estratégia administrativa para economizar recursos financeiros. Assim, foi possível aproveitar a mesma estrutura de estandes, pessoal e palestras.

Diante disso, a ideia para as próximas edições do evento é de concentrar as diretorias e trabalhar conjuntamente. Afinal, “o que o SIA? Simpósio de Integração Acadêmica. Envolve projetos de ensino, pesquisa e extensão. E nada como reunir as diretorias para trabalharem juntas, economizar recursos e fazer com que os eventos, reunidos, sejam um diferencial positivo para o campus”, disse o diretor da DPQ.

Pesquisadores

Participando do Simpósio de Integração Acadêmica pela segunda vez, o estudante do 7º período de Licenciatura em Educação Física Guilherme Pereira de Oliveira apresentou seu trabalho “Prática Pedagógicas em Educação Física escolar para ganho de força através do levantamento de peso olímpico”. Para ele, no SIA, todos os trabalhos são de grande importância para os discentes, pois representam a oportunidade de mostrar o resultado do que eles desenvolveram, estar em contato com o meio cientifico e se preparar para eventos futuros, inclusive para apresentação de artigos. “É uma preparação, um primeiro degrau muito importante pra nós”, disse Guilherme.

Pablo Francisco Dias Freitas, do curso de Física, apresentou o projeto “Aeronaves de alto desempenho: Equipe Acauãzim na competição SAE-Brasil Aerodesign 2014-2015 (classe micro), configuração da aeronave e projeto elétrico”, o qual existe desde 2011 e participa do SIA desde 2013. Ele não esconde a satisfação em poder apresentar o trabalho e a aeronave desenvolvida pelo fato de a equipe (com maioria de licenciandos em Física) ter a oportunidade de participar anualmente de competições (SAE-Brasil Aerodesign) organizadas para estudantes sobretudo de engenharia aeronáutica. Segundo ele, após o lançamento do edital e feitas as inscrições, o projeto da aeronave é criado e desenhado para que o avião seja construído. Para a última competição, avião foi feito de madeira, fibra de carbono e revestido por monocold, um material termossensível para revestir a asa.

Para Pablo, a importância de participar do SIA está na apresentação dos resultados. Ou seja, o simpósio é uma oportunidade de mostrar que “competimos e conseguimos nos enquadrar dentro de uma competição em que a maioria dos participantes era da área de engenharia, tendo uma formação exatamente voltada a esse campo e nós, dentro de nossas limitações, conseguimos desenvolver esse projeto”, explicou, mostrando a aeronave construída.

Estudante do curso técnico em Informática, Antônio Ferreira apresentou seu projeto “Pesquisa operacional no ensino médio: estudo de caso de um problema de otimização de dieta para zebuínos”. Ele explica a prática da pesquisa operacional por meio de sua aplicação à dieta dos zebuínos, de forma a atender às exigências do animal e buscar a dieta de custo mínimo. Segundo o estudante, a participação no SIA tem proporcionado muito aprendizado e novas ideias para o projeto que está sendo desenvolvido, pois há visões e sugestões vindas de diferentes áreas.

Confira, abaixo, alguns registros da sexta edição do Simpósio de Integração Acadêmica da UFV-Florestal.

Por Assessoria de Comunicação/UFV-Florestal. Fotos: Fernanda Pessoa e Israel Ribeiro.