Seminário discute inovação, empreendedorismo e desenvolvimento

12/11/2015

A palestra de abertura foi sobre os impactos da inovação no cotidiano

Sair do convencional e transformar ideias em negócios foram algumas das propostas da VI edição do Seminário sobre Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento (Inovar), realizado, no campus Viçosa, nos dias 11 e 12 de novembro. O evento reuniu, no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino, estudantes, professores, empreendedores e consultores de projetos.

A programação teve início com a palestra do cofundador do Instituto Inovação e do Tropos Lab, Paulo Renato Cabral. Ele falou sobre os impactos da inovação em nossa vida, demonstrando, por exemplo, que ela está presente desde a disponibilização de uma vacina até a um registro fotográfico de smartphone. A partir de cases, Paulo Cabral mostrou que a tecnologia está possibilitando o "empoderamento das pessoas". Por isso, considera necessário redesenhar a forma de se produzir e consumir, e “fazer mais com menos a partir de novos olhares, mentalidades e metodologias”.

O tema da palestra motivou Thamires Aparecida, estudante  do curso de Administração do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a participar do Inovar, cuja plateia teve também o estudante de Economia da UFV Aluízio Franklin. Ele se inscreveu no evento por considerar que, em Viçosa, ainda não há muitas oportunidades para se discutir sobre empresas inovadoras.

O professor Marcos Rodrigues, do Departamento de Engenharia de Produção, que tem um projeto pré-incubado na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Iebt), não só participou do Seminário como motivou seus alunos das disciplinas Gestão Ambiental e Projeto de Produtos a assistirem às palestras. Para ele, o Inovar é fundamental por trazer um conteúdo diferenciado e benefícios para diferentes tipos de público, como estudantes de ensino médio, de graduação, professores, empreendedores e interessados em adquirir conhecimento sobre a área.

Na abertura do Seminário, o diretor do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), Sérgio Oliveira De Paula, destacou que é preciso inovar ainda mais em momentos de crise econômica. A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que a realização do Inovar é um exemplo de que a UFV investe na formação integral dos seus estudantes, mas que é necessário pensar ainda em novas maneiras de ensino-aprendizagem e de aproveitar o potencial dos alunos. “Os jovens devem sair da graduação não se perguntando em qual empresa será empregado, mas, sim, qual empresa poderá abrir”, declarou.

O VI Inovar terminou com a divulgação do resultado do II Concurso de Ideias para Criação de Negócios Inovadores, que teve como vencedores:

Primeiro lugar: Decompostus (Compostagem inteligente)
Proponente: Fábio Assad Féres Rodrigues

Segundo lugar: Macrofloc