UFV e Prefeitura de Viçosa adotam medidas conjuntas para enfrentar crise hídrica

23/10/2015

Reunião, nesta sexta-feira, definiu novas ações

Representantes da administração da UFV, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae) e da Prefeitura Municipal de Viçosa estiveram reunidos, na sexta-feira (23), na reitoria, para discutir novas ações e propor alternativas que evitem o desabastecimento de água na cidade e no campus universitário. Essas ações estão resumidas na nota abaixo:

"A administração da UFV e da Prefeitura Municipal de Viçosa vêm trabalhando em conjunto na adoção de medidas que minimizem os efeitos da grave crise hídrica que afeta o município. Os objetivos são diminuir o consumo e promover o aumento da oferta de água nos mananciais que abastecem Viçosa e o campus universitário.

Ações adotadas, desde 2014, pela UFV já resultaram em redução de 20% do consumo de água. Dentre elas estão a implementação de hidrômetros nos prédios que mais consomem água, para identificar as perdas; a adoção da cobrança do serviço de água em unidades terceirizadas do campus; o uso de água não tratada em atividades de construção e manutenção de imóveis e a substituição de destiladores por purificadores nos laboratórios.

Mais recentemente a Universidade também elevou em 50 centímetros do vertedouro da represa localizada em frente ao Supermercado Escola - aumentando a capacidade de reserva de água em 12% para o fornecimento da cidade e do campus -, promoveu perfuração de três poços artesianos, alterou o cardápio no Restaurante Universitário, reduziu o horário de funcionamento da biblioteca central, suspendeu as reservas no Hotel do Centro de Ensino de Extensão (CEE) e as atividades na piscina do Diretório Central dos Estudantes (DCE), além de ampliar o rodízio de abastecimento de água em setores do campus.

A Prefeitura Municipal de Viçosa, por meio do Saae, elaborou um Plano de Contingência com 32 ações, muitas para entrar em vigor imediatamente. Dentre elas a suspensão temporária de novas ligações de água pelo Saae; a manutenção do racionamento de água de 24 horas por semana; a ampliação das ações de divulgação e conscientização da população, inclusive com a cooperação dos atiradores do Tiro de Guerra 04-027, dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias. Também foi elaborado um Projeto de Lei para tornar mais severa a punição para quem desperdiçar água, e está em fase final de aprovação pela Câmara Municipal.

Outras ações são: o reforço na fiscalização, dando aos fiscais da prefeitura as mesmas atribuições do pessoal do Saae para efetuar multas; o apoio das polícias Militar e do Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros e de agentes do Departamento de Trânsito no monitoramento dos casos de desperdícios; a suspensão das festas ou eventos, independentemente da quantidade de público, que tenham banho de lama, espuma, tintas e similares ou qualquer outra atração que consuma água; a suspensão de lavagem de automóveis em postos de gasolina e lava-jatos e orientação para suspensão voluntária do uso de água de poços semiartesianos, artesianos ou água de reuso para essa atividade.

O Plano prevê também a ampliação da locação do número de caminhões-pipa para atendimento em regiões críticas de abastecimento e a inscrição de Viçosa no programa "Caminhão Pipa 2015", da coordenadoria estadual de Defesa Civil, e a liberação do volume de água retido nas represas e tanques de propriedades rurais na Bacia do Ribeirão São Bartolomeu; o início imediato das obras de ampliação da Estação de Tratamento (ETA II), que faz o tratamento da água captada no Rio Turvo, e conclusão do anel de interligação da rede de abastecimento de água, trecho Silvestre – Fazenda Lustosa, com o objetivo de ampliar a capacidade de abastecimento para a área urbana do município.

A Prefeitura encaminhará, em caráter de urgência, um Projeto de Lei de criação da Área Preservação Permanente (APP) da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu para apreciação da Câmara Municipal de Viçosa. Após a implementação da APA, a expectativa é de que seja criado um plano de manejo com audiências públicas, envolvendo as comunidades da região.

Também foi constituída pela Prefeitura, por meio da Portaria nº 508/2015, uma Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Hídrica em Viçosa, composta por representantes do Saae, Defesa Civil, Câmara Municipal, UFV, Corpo de Bombeiros, Polícia Miliar e Polícia Militar do Meio Ambiente. A comissão ficará responsável pelo acompanhamento das ações dispostas no Plano de Contingência, além de buscar soluções definitivas e coordenadas para a crise hídrica.

As equipes da UFV e do Saae estão desenvolvendo ainda estudos de viabilidade técnico-econômica para desassoreamento das represas e captação na represa das Quatro Pilastras. As equipes também acordaram em enviar boletins técnicos às terças e sextas-feiras para a comunidade, com informações sobre a disponibilidade hídrica no município".

(Divisão de Jornalismo)