Grupo de trabalho planeja açõs para uso sustentável de energia elétrica

15/10/2015

Uma equipe da Diretoria de Manutenção de Estruturas Urbanas e Meio Ambiente (DMU), assessorada pelo professor Tarcísio Pizziolo, criou um grupo de trabalho para planejar ações de uso sustentável da energia elétrica na Universidade. O objetivo é propor estratégias para a redução do consumo. Em função do aumento de aproximadamente 70% na cobrança, a despesa mensal da UFV com energia elétrica está em cerca de R$ 700 mil. A intenção, portanto, é economizar e diminuir os custos, especialmente neste momento de crise orçamentária, sem reduzir o conforto, o bem-estar e a segurança da comunidade universitária.

De acordo com o grupo, o consumo de energia elétrica na UFV, nos últimos anos, teve um crescimento de 8% e, recentemente, tem se mantido estável devido a ações já implementadas pela administração. Dentre elas estão: instalação de medidores para monitoramento e aquecedores solares em algumas unidades do campus, aquisição de sistema de purificação de água, principalmente naqueles setores que mais consomem energia, e utilização de lâmpadas mais eficientes e econômicas.

Mesmo com essas ações, o grupo chama a atenção para o fato de que só será possível reduzir o consumo, diminuir gastos e evitar as interrupções no fornecimento de energia causadas por sobrecargas no sistema elétrico se a comunidade universitária adotar medidas simples.

Atualmente, o condicionador de ar é um dos responsáveis pelo maior consumo de energia elétrica. Por isso, o grupo recomenda à comunidade universitária que, mesmo nos períodos quentes, ele fique regulado entre 23°C e 25°C. Além disso, durante o seu uso é importante manter janelas e portas fechadas, evitar incidência de raios solares no ambiente climatizado e limitar a utilização do aparelho somente às dependências ocupadas.

Outras medidas essenciais são: desligar os computadores e as lâmpadas durante o intervalo do almoço e no final do expediente, regular o termostato dos freezers e geladeiras no mínimo necessário, não deixar as portas desses aparelhos abertas desnecessariamente e priorizar a utilização das escadas em vez dos elevadores.

Vale lembrar que qualquer sinal de desperdício ou problemas de energia elétrica devem ser comunicados imediatamente à diretoria de Manutenção pelos telefones 3899-4444 e 3899-1021, das 7h às 18h, ou 3899-4000, a partir das 18h.

(Divisão de Jornalismo)