Campus Florestal

UFV e administração municipal formam parcerias em benefício de comunidades universitária e da cidade

08/10/2015

Aproveitando a presença do vice-reitor, professor João Carlos Cardoso Galvão, que esteve na UFV-Florestal em 22 de setembro para a inauguração das novas instalações do Setor de Saúde, questões de Assistência Estudantil foram levadas aos poderes executivo e legislativo da cidade de Florestal às 14h. Após, houve reunião, às 16h, com o diretor de Ensino, Diego França, e coordenadores dos cursos técnicos.

Reuniram-se, na Prefeitura de Florestal, com o prefeito Herbert Fernando Martins de Oliveira e o presidente da Câmara de Vereadores, Wagner dos Santos Júnior (Juninho), o vice-reitor da UFV, o diretor de Assuntos Comunitários, Elias Rezende, o diretor de Ensino, Diego França de Freitas, o professor Eduardo França como representante do Conselho Acadêmico-Administrativo (COAD), o presidente do Diretório Central Estudantil (DCE) da UFV-Florestal, André Gonçalves, bem como o presidente na gestão anterior do DCE, Leandro Freitas de Lima e, representando a Associação Atlética Acadêmica (LUVE), a estudante Michele Almeida.

Elias Rezende iniciou a reunião agradecendo a todos pela presença, e à administração municipal pela receptividade. O diretor de Assuntos Comunitários (DCC) colocou em discussão as seguintes pautas que geraram o pedido de reunião e o apoio da reitoria:

- Exploração imobiliária no município, com altos aluguéis cobrados pelos proprietários, ou mesmo recusa em alugar imóveis aos estudantes.

- Parceria prefeitura – universidade para encontrar formas de controlar o excesso de população canina abandonada no campus e na cidade.

- Iluminação do trevo entre a entrada principal do campus e o portal da cidade.

- Revitalização e iluminação das vias por onde os estudantes caminham para chegar até a universidade.

Para iniciar a discussão, o professor João Carlos Cardoso Galvão pediu aos estudantes que relatassem os problemas relativos à questão imobiliária. Estes, por sua vez, explicaram como se sentem e o que acontece em sua relação com os proprietários e imobiliárias e destacaram o índice de evasão em função de falta de recursos de estudantes carentes, mesmo diante dos auxílios fornecidos pela universidade.

O prefeito e o presidente da câmara de vereadores afirmaram não ter um índice fixo de aluguel na cidade e que desconhecem a cobrança “por cabeça”. Diante disso, a proposta feita pelo diretor da DCC, Elias Rezende e o professor Eduardo França foi a ampliação de moradias de baixo curso em Florestal destinadas a estudantes, o que deve ser colocado em votação no COAD. Além disso, todos os representantes da comunidade acadêmica, especialmente o professor e diretor de Ensino, Diego França, solicitaram atenção da administração municipal na fiscalização das casas no que diz respeito à qualidade da moradia, reforçando o que as famílias e a universidade têm feito.

Quanto ao controle da população canina na cidade e no campus, está sendo formada uma parceria entre a administração municipal e a universidade, visando à construção de um canil e fiscalização da posse responsável pelos donos dos animais (pela prefeitura) e castração com a colaboração do curso de Medicina Veterinária da UFV-Viçosa. No entanto, antes de colocar o trabalho em prática, haverá um estudo da legislação vigente para cada prática por ambas as partes e levantamento dos custos para construção do canil, bem como será dado um prazo para que os donos dos animais se responsabilizem pelo acolhimento e cuidados com a saúde dos mesmos.

De acordo com o vice-reitor, é necessário fazer uma campanha e esclarecer à população que o excesso de cães nas vias públicas é um problema de saúde pública. O professor Eduardo França ressaltou, ainda, que Florestal é classificada com área endêmica (de ocorrência constante) de Leishmaniose.

Em relação à iluminação do trevo, o prefeito informou que já foram comprados postes de luz para a região e também que se compromete a auxiliar a UFV-Florestal na revitalização do local, bem como iluminação e melhoria das demais vias por onde os estudantes circulam.

Seladas as parcerias, o vice-reitor concluiu seus compromissos na UFV-Florestal em reunião na Diretoria de Ensino com a presença do diretor da unidade e os coordenadores dos cursos técnicos.

É importante ressaltar que, como concordaram o professor João Carlos Cardoso Galvão e o prefeito Herbert Fernando Martins de Oliveira, estas medidas de parcerias entre a universidade e o município beneficiarão não somente a comunidade acadêmica, mas sobretudo a

cidade e os florestalenses.

Abaixo, registros das reuniões.

Por ACS UFV-Florestal