UFV repudia novas pichações homofóbicas

06/10/2015

Novas pichações homofóbicas foram encontradas no campus Viçosa da UFV na última semana. Elas foram realizadas nas paredes dos banheiros dos departamentos de Letras (DLA) e de Economia (DEE) e suas autorias estão sendo investigadas pela instituição.

A pró-reitora de Assuntos Comunitários, Viviani Silva Lírio, lembrou um acontecimento passado parecido e afirmou que a Universidade continua contra qualquer infringência de direitos humanos. Segundo ela, a instituição está investigando os possíveis autores das pichações, pois, só assim, poderá responsabilizá-los. Se forem estudantes, sofrerão penalidades como suspensão ou expulsão e se forem servidores, processos administrativos com as mesmas consequências. Caso os responsáveis não possuam vínculos com a Universidade, responderão por danos ao patrimônio público federal.

De acordo com a professora Viviani, a Universidade também está identificando locais estratégicos para instalar novas câmeras de videomonitoramento e organizando uma campanha educativa. “Precisamos nos posicionar para inibir esse tipo de atitude. Vamos envidar esforços para reduzir a probabilidade de isso acontecer”, ressaltou.

A pró-reitora destacou que qualquer pessoa pode se manifestar sobre os casos ou sobre acontecimentos como esses por meio da Ouvidoria da UFV, um canal de comunicação entre a comunidade e os dirigentes da instituição. Para utilizá-la, não é necessário se identificar.

As pichações também foram tema de uma reportagem televisiva, que está disponível em www.youtube.com/watch?v=WvOII2s96lc.

(Divisão de Jornalismo)