Cead finaliza curso para supervisores do Pibid

06/10/2015

Aconteceu, no sábado (3), na sede da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), no Campus Viçosa, o encontro de encerramento do curso de Metodologias Ativas na prática docente, oferecido para os supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFV que atuam nas redes públicas de ensino de Viçosa e Florestal.

Iniciado em 15 de agosto, o curso reuniu 80 participantes, que desenvolveram atividades no ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVANet, com o acompanhamento de um tutor em cada uma das seguintes turmas: debate no fórum, produção de texto sobre experiências de sala de aula e elaboração e aplicação de um plano de atividades com estratégias para o aprendizado ativo.

Segundo uma das coordenadoras do curso e diretora da Cead, Silvane Guimarães Silva Gomes, o encontro permitiu a discussão sobre a realidade da prática docente nas diferentes escolas dos participantes. Para a também coordenadora, Maria Veranilda Soares Mota, professora do Departamento de Educação, “foi gratificante perceber que o curso promoveu e encorajou os supervisores do Pibid para uma ação na qual alunos e professores se coloquem como sujeitos do processo de ensino-aprendizagem”.

O encerramento do curso para os professores do campus Florestal acontecerá no dia 24 de outubro, com a professora Poliana Flávia Maia. Está prevista também uma nova oferta do curso Metodologias Ativas na prática docente, desta vez, para os licenciandos bolsistas do Pibid.

Além das coordenadoras, participaram ainda das atividades de encerramento, em Viçosa, o coordenador geral do Pibid, Oderli de Aguiar, e os tutores Estela da Silva Leonardo, Leiliane Souza Bhering, Kevin Lucas Campos Ferreira e Igor Martins Costa Fontes.

(João Mota)