UFV planeja ações para abastecimento de água no campus Viçosa

02/09/2015

Nível da água em uma das represas da UFV

A Pró-reitoria de Administração passou a contar, nesta semana, com uma agenda permanente de um grupo de trabalho tendo o objetivo de planejar ações e estratégias de minimização de possíveis problemas no abastecimento de água no campus Viçosa.

De acordo com o chefe da Divisão de Água e Esgoto (DAG), Rafael Bastos, historicamente, entre abril e outubro, há diminuição acentuada no volume de água reservado nas lagoas da UFV devido à estiagem, mas, no último ano, a situação agravou-se. Ele lembra que, para evitar um colapso no abastecimento em 2014, a UFV trabalhou de forma coordenada com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Basicamente, as ações foram em duas frentes: uma de redução drástica do consumo, com o apoio de toda a comunidade, e outra, com o abastecimento complementar de caminhões-pipa.

Foram realizadas ainda medidas estruturais, como a elevação em 50 centímetros do vertedouro da represa localizada em frente ao Supermercado Escola, o que aumentou a capacidade de reserva de água em 12% para o fornecimento da cidade e do campus; a implementação de hidrômetros em prédios da UFV, principalmente naqueles que mais consomem água, para identificar as perdas, e a cobrança do serviço de água em unidades terceirizadas do campus.

Segundo Rafael Bastos, com essas ações, a UFV conseguiu reduzir em 20% o seu consumo de água. Por isso, ele considera necessário que a comunidade acadêmica “recupere o espírito de colaboração e contribua para a economia de água, dando exemplo principalmente, nos alojamentos, restaurantes, laboratórios e nos setores produtivos e de prestação de serviços”.

Atualmente, a Universidade está captando 12 litros de água por segundo do ribeirão São Bartolomeu, enquanto a sua média histórica é de 15 litros. Por essa razão, já está sendo estudada a implantação de um rodízio no abastecimento de água para o campus Viçosa na próxima semana. Também serão realizadas reuniões com pró-reitores, diretores de centros e chefes de departamento e outros representantes da administração diretamente implicados com a questão para alertar sobre a diminuição do consumo em suas unidades.

Vale lembrar que qualquer sinal de desperdício e, ou vazamento de água na UFV, deve ser comunicado imediatamente à Pró-reitoria de Administração pelos telefones 3899-4444, das 7h às 18h, ou 3899-4000, a partir das 18h.

Confira neste link a entrevista do diretor da DAG na TV Viçosa sobre as ações da UFV diante do período crítico de disponibilidade de água.

(Divisão de Jornalismo – UFV)