Estudante recebe prêmio francês na área de alimentos

01/09/2015

Entrega do Prêmio Trophelia. Paula é a segunda da esquerda para a direita

A estudante de Engenharia de Alimentos da UFV Paula Vieira de Freitas, que retornou recentemente do intercâmbio de um ano na França, fez parte da equipe que recebeu o Ecotrophelia D’Or 2015. Trata-se de um prêmio concedido pela Chambre de Commerce et d’Industrie de Vaucluse (Câmara do Comercio e da Indústria de Vaucluse) a grupos de estudantes da área de alimentos, pela concepção e desenvolvimento de produtos alimentícios inovadores, em particular com relação a aspectos ambientais.

No caso da Paula, seu grupo criou o Gréneo, um produto inovador no conceito e na tecnologia de fabricação, com um importante apelo nutricional. A estudante explica que ele é feito à base de leguminosas, podendo ser consumido no café da manhã como alternativa a cereais matinais comumente encontrados no mercado.

Vale destacar que Paula foi contemplada com uma bolsa do Acordo de Mobilidade Acadêmica Capes-Brafagri, que, há 13 anos, envolve o Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da UFV, a École Nationale Supérieure d’Agronomie et des Industries Alimentaires (Ensaia, Nancy) e o Agrocampus Ouest (AO, Rennes e Angers). Atualmente, na UFV, coordenam esse acordo os professores do DTA Paulo Henrique Alves da Silva e Eduardo Basílio de Oliveira.

Sobre o prêmio
A cada ano, concorrem ao Ecotrophelia France grupos de várias escolas francesas que oferecem a especialização Formulation Alimentaire. A apresentação dos projetos e a outorga do prêmio acontecem em junho, na cidade de Avignon. O vencedor representa a França, em outubro, na disputa pelo Ecotrophelia Europe, em que participam estudantes de diferentes países da União Europeia.

O concurso Trophelia France existe desde 1999. Esta foi a terceira vez que o Ensaia conquistou o primeiro lugar, e a segunda vez com a presença de um estudante brasileiro na equipe vencedora. Em 2006, o professor Eduardo Basílio (na época, estudante da especialização Formulation Alimentaire do Ensaia) também integrava a equipe vencedora.

(Fonte: Eduardo Basílio)