Campus Viçosa ganha mais dois laboratórios

25/08/2015

Um dos laboratórios inaugurados foi o de biocombustíveis

Desde sexta-feira (21), o Departamento de Engenharia Agrícola (DEA) conta com dois novos laboratórios: o de aulas práticas de irrigação e o de biocombustíveis. O primeiro foi revitalizado para oferecer melhores condições de segurança e conforto para professores, alunos e participantes de atividades de extensão. Isso se fazia necessário em função da grande demanda do laboratório, que atende a cinco cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia, além de atividades oferecidas na Semana do Fazendeiro.

Já o segundo laboratório terá como principal objetivo desenvolver tecnologias para a produção de biocombustível. O professor Adriano Nunes Nesi – que está substituindo temporariamente o professor Marcio Arêdes Martins na coordenação do laboratório de biocombustíveis – conta que a intenção dos pesquisadores da UFV é extrair o óleo da biomassa produzida por microalgas para a produção de biocombustível e, com isso, atender à demanda do país por combustível de origem sustentável. Além disso, tanto os estudantes de graduação como os de pós-graduação poderão se especializar nessa área participando de pesquisas no laboratório.

Os trabalhos serão desenvolvidos em parceria com a Petrobras, que, inclusive, possibilitou a ampliação das instalações do laboratório e a aquisição de equipamentos. Isso se deu por meio de um projeto do professor Márcio Arêdes e da ex-professora do Departamento de Biologia Vegetal, Rosane Aguiar, falecida em 2011, e homenageada com uma placa no laboratório. Segundo o oceanógrafo da Petrobras, Leonardo Bacellar, a iniciativa faz parte da Rede de Bioprodutos, uma estratégia direcionada para estudos de microalgas na produção de biocombustível, particularmente de biodiesel. A parceria com a UFV teve início há cinco anos e acontece também com outras universidades que estão de acordo com a proposta da rede, como a Universidade Estadual de São Paulo (Unicamp) e as federais do Rio Grande (FURG),  do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

O laboratório de biocombustíveis conta com 430 metros quadrados e o de aulas práticas de irrigação, com 85 metros quadrados. Para a reitora, as edificações permitirão que os estudantes tenham infraestrutura adequada para aulas, coletas de dados e análises de pesquisas. Ela definiu o laboratório de biocombustível como “estratégico”, por buscar pesquisas alternativas para o país, com o apoio da Petrobras e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Sua expectativa é que os recursos investidos sejam “multiplicados em tecnologias, processos e inovações colocados à disposição da sociedade brasileira”.

O chefe do DEA, professor José Márcio Costa, lembrou que, atualmente, o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Uma das fontes é a biomassa, e o laboratório de biocombustível possibilitará o desenvolvimento ainda maior dessa matriz energética. Ele destacou que a parceria com a Petrobras pode ser resumida em uma “troca”, uma vez que os profissionais da UFV atenderão às demandas tecnológicas da empresa. Com essas experiências, os estudantes também terão melhor formação.

Nas fotos, registros das inaugurações.

(Divisão de Jornalismo – UFV)