Campus Florestal

Colônia de férias movimentou UFV-Florestal durante recesso

18/08/2015

Turma de 9 e 10 anos

No período de 20 a 24 de julho, que compreende parte do recesso escolar, 83 crianças de 5 a 12 anos puderam desfrutar de uma programação repleta de atividade física e lazer na colônia de férias da UFV-Florestal. A programação aconteceu de 13h às 17h e, nos momentos de atividades, foi dividida em grupos etários de 5 e 6 anos, 7 e 8 anos, 9 e 10 anos e de 11 e 12 anos, exceto nos momentos de lanche e palestras, em que todos se encontravam e compartilhavam o mesmo espaço (nas proximidades do CTA).

Durante os lanches, em forma de piquenique, houve, durante todos os dias, palestras com a nutricionista Renata Castro, a odontóloga Paula de Souza, a enfermeira Chaiene Menezes, o educador físico Afonso Timão e a pediatra “tia” Guaniara.

Durante a exposição da pediatra, a participação das crianças foi ativa, com perguntas, mas, sobretudo, com respostas, mostrando que todos conhecem os procedimentos e cuidados que devem ter com a saúde. Afinal, a maioria já era paciente da pediatra.

Durante o lanche, João Pedro Guimarães, da primeira série, comentou com um dos monitores (estudantes de Licenciatura em Educação Física): “Queria que [a colônia de férias] ficasse 14 dias. Do primeiro até o último dia de férias”, disse.

A colônia de férias possuía cem vagas, sendo metade reservada para dependentes do Instituto UFV de Seguridade Social (Agros) e o restante aberto para crianças da comunidade. Planejada por uma parceria entre o Espaço Movimento (Agros e UFV-Florestal) e a Diretoria de Assuntos Comunitários, possuía como objetivo combater o tempo ocioso das crianças oferecendo atividade física, recreação e lazer.

Para registros das atividades do dia em que a palestrante foi a pediatra “tia Guaniara”, clique aqui.

Por ACS UFV-Florestal