Fórum inicia discussão sobre sustentabilidade na UFV

12/08/2015

A Universidade iniciou, nesta terça-feira (11), uma discussão com a comunidade universitária para embasar o seu Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS). Isso aconteceu durante o Fórum de Sustentabilidade. A Comissão do PGLS apresentou o inventário de bens, materiais e custos da instituição e incentivou professores, técnicos administrativos e estudantes a sugerirem ações para melhorar a utilização de recursos e minimizar os impactos negativos decorrentes de algumas atividades. O Fórum aconteceu no auditório do Departamento de Economia Rural do campus Viçosa e foi transmitido por webconferência para os campi Florestal e Rio Paranaíba. Durante o evento, também foi apresentado o site www.forum-pgls.ufv.br, por meio do qual a comunidade universitária poderá sugerir ações até 10 de setembro.

O Fórum, que aconteceu durante todo o dia, teve uma programação de palestras que relacionaram, dentre outros temas, sustentabilidade e qualidade de vida, mobilidade, gerenciamento de resíduos produzidos e uso de recursos naturais. A primeira delas foi com a diretora de Meio Ambiente da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Zuy Maria Magriotis (foto à direita). Ela contou como a instituição foi considerada a universidade mais sustentável do Brasil e conquistou o 26º lugar na última edição do UI GreenMetric World University Ranking, que reconhece esforços em sustentabilidade e gestão ambiental em instituições de ensino superior de todo o mundo.

A professora disse que a Ufla começou a adotar ações de sustentabilidade em 2007, a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Um exemplo foi o planejamento da gestão de energia. Além da troca da rede elétrica da instituição, houve a substituição de lâmpadas por outras mais eficientes e estão sendo instalados medidores de energia elétrica nos departamentos. A Universidade está estudando ainda a utilização de lâmpadas de LED e de energia solar. “Em 10 anos, nós triplicamos o número de estudantes, mas o consumo de energia foi apenas duplicado”.

De acordo com a professora, as ações que a UFV pretende adotar são semelhantes às da Ufla e devem ser bem planejadas e contar com a participação da comunidade universitária. Ela também adiantou que o processo não será fácil e deu uma dica: “nunca desistir. Sempre irá existir obstáculo e pessoas que acham que não vai dar certo... Será preciso persistência”.

Na plateia, a estudante do curso de Engenharia Química Luana Teixeira de Oliveira contou que está iniciando um estágio na área de resíduos e rejeitos e que participou do Fórum com o objetivo de conhecer a quantidade de resíduos produzidos pela UFV e sua destinação. Ela destacou que a Universidade, ao ensinar e praticar a sustentabilidade, forma jovens capazes de continuar com a iniciativa no futuro.

O presidente da Comissão do PGLS, professor Cláudio Mafra, ressaltou que a Universidade e a comunidade em geral têm muito a ganhar com o Plano e, para isso, todos devem participar. Já a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que o Fórum atende a um decreto de 2012 do governo federal, que determina que as instituições vinculadas à administração pública devem elaborar planos de logística para melhorar a utilização dos recursos que dispõem e reduzir os impactos negativos das ações que desempenham. “A UFV tem feito seu trabalho, mas ainda tem muito para caminhar. E é bom buscar, em outras universidades, bons exemplos”, disse ao elogiar a participação da professora Zuy no Fórum.

Vale ressaltar que a UFV já está recebendo sugestões de ações pelo www.forum-pgls.ufv.br. Toda a comunidade universitária dos três campi pode participar.

(Divisão de Jornalismo)