Campus Viçosa recebe crianças para 12ª Colônia de Férias

20/07/2015

Duas vezes por ano, a Universidade abre alguns de seus espaços especialmente para as crianças. E esta semana é uma delas. Os 200 pequenos participantes da 12ª edição da Colônia de Férias chegaram ao campus Viçosa nesta segunda (20) e desenvolverão atividades físicas, de lazer e educativas até sexta-feira (24).

O evento é esperado pelo público com idades entre 5 e 12 anos e por seus pais ou responsáveis. A educadora infantil Taline da Silva, por exemplo, contou que seus filhos Thiago (nove anos) e Adrielly (dez anos) estão participando do evento pela quinta vez e adoram. Thiago, pelo menos, quando questionado sobre ficar em casa ou participar da Colônia de Féria, não hesitou para responder: “prefiro vir brincar. É muito legal”. Segundo Taline, além de entrarem em contato com uma programação diversificada e diferenciada do dia a dia, as crianças aprendem muito: “algumas vezes, em casa, não comem frutas. Mas, aqui, veem que os colegas gostam e comem junto”.

De acordo com o chefe da Divisão de Esporte e Lazer (DLZ), Próspero Brum Paoli, a instituição manteve o padrão das edições anteriores do evento, considerado um sucesso. Porém, foram incluídas duas novidades, como contou a também coordenadora da iniciativa e doutoranda em Ciência da Nutrição, Deyliane Pereira: acontecerão oficinas de tênis e de plantio. Por meio dessa última, as crianças aprenderão sobre a origem dos alimentos e suas propriedades nutricionais e plantarão quiabos.

Todas as atividades foram planejadas antecipadamente pela equipe vinculada à Colônia de Férias, incluindo 25 monitores – estudantes dos cursos de Educação Física e de Educação Infantil, entre outros da UFV. Mas o evento oferece mais do que o conteúdo programado, como, por exemplo, a vivência da inclusão de pessoas com deficiência. Nesta edição, há dois participantes com deficiência auditiva, dois com Síndrome de Down e um cadeirante, o Eduardo, de seis anos. Sua mãe, a pós-doutoranda em Zootecnia Franscine Bonatti, disse que ele estava contando os dias para o início da sua primeira Colônia de Férias.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares reforçou a característica inclusiva e integrativa da Colônia, entre os participantes e entre as famílias e a Universidade, e também o fato de as crianças conhecerem a instituição e poderem sonhar em estudar nela um dia.

Quem também acompanhou os acontecimentos foi a pró-reitora de Assuntos Comunitários Sylvia do Carmo Castro Franceschini.

(Coordenadoria de Comunicação Social)