Dia de Campo confirma parceria de sucesso entre UFV e Emater

14/07/2015

A parceria entre a UFV e a Emater, que contempla o Circuito Zona da Mata de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), tem beneficiado produtores rurais da Zona da Mata de Minas Gerais. O Circuito é resultado do Dia de Campo ILPF que, desde 2005, capacita produtores rurais para implantar o sistema integrado em suas propriedades. Nesta terça-feira (14), o Dia de Campo reuniu cerca de 150 participantes.

O Circuito Zona da Mata ILPF, criado há oito anos, envolve quatro linhas de trabalho: o desenvolvimento de pesquisas; a montagem de unidades de demonstração; o treinamento dos técnicos e a divulgação do sistema integrado. Segundo o coordenador técnico da Emater Regional de Viçosa, Rogério Jacinto Gomes, as pesquisas cabem à Universidade, mas têm sido cada vez mais direcionadas pela atuação dos técnicos no campo, a partir dos problemas e dificuldades dos produtores.

Quanto às unidades demonstrativas, elas funcionam como uma escola, não só para os pesquisadores, que podem realizar estudos sobre a tecnologia, como também para outros produtores rurais. De acordo com o coordenador do ILPF, o professor do Departamento de Fitotecnia Lino Roberto Ferreira, já foram instaladas 178 unidades demonstrativas e realizados cerca de 140 dias de campo, para um público de quase 13 mil participantes.

Integração Lavoura, Pecuária e Floresta
A possibilidade de unir três atividades em uma mesma área é um atrativo para produtores rurais que buscam aumentar a produtividade de leite e carne, e ainda ter uma renda extra. O sistema lavoura-pecuária-floresta funciona da seguinte forma: para constituir a pastagem, é feita a cultura de grão e, em seguida, a plantação de eucaliptos, que possibilitam um sombreamento para o gado. Para o professor Francisco Cláudio Lopes Freitas, instrutor do Dia de Campo, essa atividade "agrega valor ao implantar um sistema mais sustentável, a partir da produção de madeira para móveis e serralheria, evitando o desmatamento de áreas nativas".

A pecuarista Maria Helena Coimbra Rinaldi, de São José do Rio Preto (SP), pretende implantar a técnica em sua propriedade, pois somente o pasto já não está sendo rentável. É a segunda vez que ela participa de um Dia de Campo com o objetivo de aprender, pois sempre há novos conhecimentos.

Nas fotos, registros do Dia de Campo, que aconteceu na fazenda Bonsucesso, uma das unidades demonstrativas do Circuito. Confira também a matéria sobre o assunto produzida pela TV Viçosa, disponível no link https://youtu.be/W0vM09NPXIE.

(Carolina Pires)