UFV inicia planejamento para quinto ciclo de Autoavaliação Institucional

06/07/2015

A Universidade promoverá, em 2015, o quinto ciclo de Autoavaliação Institucional. O processo integra a Avaliação Institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de melhorar a qualidade da educação superior no país. Ele será coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFV, que realizou sua primeira reunião do ano na última sexta-feira (3).

A reunião incluiu representantes dos três campi e aconteceu por meio de videoconferência. Ela foi iniciada pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que estava em Florestal juntamente com o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão. Ambos destacaram a importância dos resultados da Autoavaliação para a promoção de melhorias na instituição e desejaram um bom trabalho para a CPA, que, neste ano, está maior e conta com novos integrantes dos campi Florestal e Rio Paranaíba.

Quem também acompanhou a reunião foi o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), João Carlos Pereira da Silva, que falou um pouco sobre o processo de avaliação da educação superior no país, considerado recente e muito importante devido à expansão dos números de cursos e instituições. “Existem, aproximadamente, 2,5 mil instituições federais, estaduais ou municipais; 33 mil cursos de graduação e algo próximo a oito milhões de estudantes. Por isso, temos necessidade desse processo de avaliação”. Segundo ele, a Autoavaliação permite que a instituição se conheça e adquira um instrumento de gestão “e é o trabalho da CPA que vai dar subsídio para isso”.

Entre os assuntos abordados na reunião, o presidente da CPA, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Sebastião Tavares de Rezende, explicou que a Comissão é responsável por elaborar o questionário da Autoavaliação Institucional, sistematizar os resultados obtidos e produzir e enviar um relatório para o MEC, para as unidades administrativas e acadêmicas da instituição e para os avaliadores externos. O questionário aborda, dentre outras questões, gestão, infraestrutura e relação entre instituição e sociedade, e avalia o ano anterior à sua realização. Em 2015, a previsão é que ele seja disponibilizado para o público entre outubro e novembro.

O professor Sebastião ainda lembrou que, por meio desse processo de conhecimento, a UFV já realizou várias melhorias. Ele contou que, no segundo ciclo, a comunidade universitária – principalmente o segmento dos estudantes – avaliou as filas do restaurante universitário como um problema e a Universidade providenciou a construção de novas unidades nos seus três campi. Outro exemplo foi a preocupação do campus Viçosa com a segurança, o que levou a instituição a instalar câmeras de alta resolução nos seus espaços. “Várias questões já foram avaliadas e nos ajudaram a tomar decisões no sentido de corrigir rumos ou aperfeiçoar nossa administração”.

Um destaque importante foi a participação das comunidades universitárias e externas, que, segundo o professor Sebastião, tem sido crescente: “esperamos uma participação acima de 30%, queremos chegar até 40%, número que já atingimos com o segmento dos docentes”. O sucesso da Autoavaliação, segundo o presidente da Conaes, depende disso: “se não houver participação, teremos dificuldade em delinear o instrumento de gestão”.

O vice-presidente da CPA, o assessor da Pró-reitoria de Ensino, Alexandre Martins Reis, também chamou a atenção sobre a importância da participação da comunidade: “quanto mais conseguirmos, mais representativo ficará o nosso documento e com mais certeza poderemos tomar ações para termos uma UFV melhor”.

(Coordenadoria de Comunicação Social)