Núcleo de Biomoléculas disponibiliza equipamentos de alta complexidade para pesquisas

01/07/2015

O professor Humberto Ramos é o coordenador do NuBioMol

Pesquisadores da UFV já podem contar com um equipamento capaz de sequenciar um genoma humano em menos de uma semana. Este é apenas um dos equipamentos capazes de realizar análises de alta complexidade que estão à disposição de usuários no Núcleo de Biomoléculas (NuBioMol). O Núcleo funciona como um laboratório multiusuário e reúne equipamentos para dar suporte analítico para todos os departamentos da Universidade e outras instituições de pesquisa.

Os equipamentos de alta complexidade fazem com que o NuBioMol esteja entre os cinco melhores laboratórios do país para análise de moléculas biológicas. Por isso, atende também a outras universidades, inclusive estrangeiras. O Núcleo foi criado em 2009, principalmente com recursos do CT-Infra Finep, para reunir equipamentos capazes de atender às demandas de diferentes pesquisadores que exigem análises químicas e biológicas de alta complexidade. Hoje, são mais de dez equipamentos que, juntos, custaram mais de R$ 12 milhões e estão em pleno funcionamento. O NuBioMol  já atendeu a pelo menos 130 projetos de pesquisas de 12 programas de pós-graduação e foi fundamental para o desenvolvimento de teses, dissertações e trabalhos científicos de alto impacto.

Além de dois sequenciadores de DNA/cDNA, o NuBioMol conta com vários espectrômetros de massa com diferentes configurações para análises de moléculas orgânicas pequenas, bem como de macromoléculas. Estes equipamentos possibilitam o estudo da variabilidade genética e da fisiologia molecular em plantas e animais, com aplicações biotecnológicas e no melhoramento genético, bem como detecção e quantificação de moléculas orgânicas de contaminantes do solo e de águas fluviais.

Segundo seu coordenador, o professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Humberto Josué de Oliveira Ramos, o NuBioMol também contribui para a formação dos pesquisadores, porque eles são treinados para usar os equipamentos descobrindo outras potencialidades e aplicações de metodologias analíticas. “Não fazemos mais, porque temos poucos funcionários para treinar pesquisadores e poucos recursos para a manutenção, que é caríssima. Mas nossa estrutura está entre as melhores do mundo e a UFV pode se orgulhar disso”, disse o professor Humberto.

O NuBioMol fica localizado na casa nº 21 da Vila Giannetti. Para conhecer melhor seus equipamentos, acesse o site www.nubiomol.ufv.br.

(Léa Medeiros)